segunda-feira, 19 de dez de 2022


Após a nova totalização dos votos das Eleições 2022 para deputado estadual em Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) informou que passa a constar entre os eleitos o candidato Lula Cabral (Solidariedade), ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho.

Assim, Lula Cabral será diplomado entre os deputados eleitos na cerimônia marcada para a tarde desta segunda-feira (19).

Com a nova totalização dos votos o PSB, que elegeu 14 parlamentares, perde uma cadeira, a de Diogo Moraes, eleito com 43.117 votos. Segundo o TRE, Diogo se torna primeiro suplente. Diogo iria para seu quarto mandato na Alepe.

TSE

O tribunal promoveu uma nova totalização em razão da decisão do ministro Ricardo Lewandowiski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deferiu o registro de candidatura de Lula Cabral, modificando os termos do julgamento do TRE de setembro, que havia indeferido o registro.

Ele foi o quarto mais bem votado do Solidariedade, ficando atrás de Gustavo Gouveia, Luciano Duque e Fabrizio Ferraz, eleitos pela sigla.

A candidatura de Lula Cabral tinha sido indeferida porque ele teve as contas da gestão municipal de 2017 rejeitadas pela Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho.

Inclusive, o ex-prefeito do Cabo chegou a ser preso em 2019 por suspeita de participação no desvio de R$ 92,5 milhões do fundo previdenciário do município.

No pleito deste ano, Cabral obteve 34.798 votos e aguardava decisão da Corte eleitoral para saber se tomaria lugar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após conseguir votos suficientes para sua eleição.

Em defesa, os advogados de Lula Cabral alegaram que a Câmara Municipal tinha extrapolado seus limites, porque, no parecer global da gestão de 2017 do Cabo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia recomendado a aprovação das contas de Lula Cabral, mas com ressalvas.

 

Link Curto: