quarta-feira, 30 de jul de 2025
Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, e provocou um tsunami na manhã desta quarta-feira (30). As primeiras ondas chegaram também à costa dos Estados Unidos, atingindo os litorais de Washington, Oregon e Califórnia, além do Japão.
Diversos alertas de risco de tsunami foram emitidos. Em Maui, no Havaí, voos foram cancelados e todas as atividades comerciais foram suspensas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram fortes ondas atingindo a cidade de Hitachinaka, no nordeste de Tóquio.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de tsunami para as costas leste de Hokkaido e Honshu, além da costa noroeste de Hokkaido e o sul do país.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto na Península de Kamtchatka é o mais intenso desde o abalo de magnitude 9,0 que atingiu Tohoku, no Japão, em 2011. O evento também está entre os dez maiores terremotos registrados desde 1900.
Antes do tremor principal, de magnitude 8,8, foram registrados cerca de 50 abalos sísmicos com magnitude superior a 5,0. O epicentro foi localizado a uma profundidade de 19,3 quilômetros.
Ondas de até 4 metros já foram registradas em algumas regiões, e parte da população foi retirada de áreas de risco como medida preventiva.