Sob pressão de aliados, governo Raquel Lyra exonera secretário executivo de Políticas sobre Drogas

10 de fevereiro de 2023 Política
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Poucos dias após ser nomeado para assumir a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas no governo de Pernambuco, o psicólogo e consultor das Nações Unidas Rafael West foi exonerado do cargo. Nos bastidores, a informação é de que houve pressão de partidos evangélicos aliados para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) substituísse West.

Mestre em políticas públicas e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rafael West já foi gestor do Programa Atitude (no governo Eduardo Campos), criado para enfrentamento às drogas no Estado e reconhecido internacionalmente. Também já coordenou a Câmara Temática de Enfrentamento ao Crack do Pacto Pela Vida e foi presidente do Conselho de Políticas Sobre Drogas de Pernambuco.

West segue uma linha de trabalho voltada para uma política sobre drogas considerada menos violenta e menos encarceradora. Por isso, o nome dele não teria sido visto com bons olhos por líderes políticos evangélicos aliados à governadora.

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas faz parte da Secretaria Estadual Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas, que é comandada por Carolina Cabral – formada em comunicação social e com especialização na primeira infância.

Coluna Segurança solicitou um posicionamento da pasta em relação à exoneração de Rafael West e aguarda retorno.

West chegou ser convidado a integrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no governo Lula, mas não aceitou. A coluna também está tentando contato com ele.

POLÍTICOS DE ESQUERDA CRITICAM EXONERAÇÃO DE RAFAEL WEST

No Twitter, políticos de esquerda criticaram a exoneração de Rafael West.

“Rafael West, uma das pessoas no Brasil que mais entende de política de drogas. Em poucos dias, foi convidado e desconvidado para integrar a política sobre drogas do governo de Pernambuco. Bola ‘foríssima’ de Raquel Lyra, que cedeu à pressão de fundamentalistas e fortalece a extrema direita”, disse o vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL).

“Outro sinal de alerta foi ativado pela governadora Raquel Lyra. O secretário executivo de Políticas sobre Drogas, nomeado na semana passada, Rafael West, foi exonerado antes mesmo de sentar na cadeira. Rafael é defensor da ciência e de uma política pública guiada pela redução de danos, que garanta a vida e a cidadania de quem usa drogas. Uma política menos violenta e menos encarceradora. O que não agradou os aliados bolsonaristas de Raquel, ligados às comunidades terapêuticas”, afirmou o deputado estadual João Paulo (PT-PE).

TRABALHO DE COMBATE ÀS DROGAS

Entre 2007 e 2015, Rafael West exerceu funções de gestão na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco. Em boa parte desse período, esteve à frente do Atitude, criado em 2011.

O programa estadual foi reconhecido com vários prêmios internacionais. Em 2017, a Open Society Foundations (OSF), fundação internacional que promove a Justiça e os Direitos Humanos, premiou o programa estadual como uma das três mais exitosas experiências de políticas sobre drogas no Brasil.

West trabalha, desde 2019, como consultor do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Também já foi coordenador nacional pela Fiocruz de um projeto ligado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site