O Seminário de Educação de Pernambuco, realizado nesta segunda-feira (15), no Centro de Convenções, em Olinda, destacou a ampliação das escolas de tempo integral e as metas de alfabetização como pontos centrais da agenda educacional do estado. A governadora Raquel Lyra enfatizou a importância da formação integral dos alunos, propondo a expansão da rede de escolas de tempo integral, que visa oferecer uma educação mais abrangente e inclusiva.
Pernambuco é o estado com o maior número de estudantes matriculados no ensino integral do Ensino Médio: 69,6%, segundo dados do Censo Escolar 2024.
“A economia está mudando e precisamos garantir o preparo dos nossos jovens para permitir que eles tenham oportunidades, mas, mais do que isso, para que alavanquem a economia do nosso estado, unindo tecnologia, inovação, preocupação com o meio ambiente, justiça social e, acima de tudo, produzindo para que Pernambuco cresça. O potencial desses meninos é extraordinário”, afirmou a governadora.
Durante o evento, gestores, educadores e técnicos se reuniram para discutir os desafios e avanços nas políticas públicas de educação. A ampliação das escolas de tempo integral busca não apenas aumentar o número de instituições, mas também melhorar a qualidade do ensino, garantindo que mais crianças tenham acesso a uma jornada escolar mais rica e diversificada.
Além disso, o seminário propôs metas claras para a alfabetização, refletindo a necessidade de garantir que todos os alunos estejam aptos a ler e escrever adequadamente até o final do ensino fundamental. Essas iniciativas são parte de um esforço maior do governo estadual para transformar a educação em Pernambuco, promovendo um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos estudantes.
O evento também celebrou um ano do Pacto pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), reafirmando o compromisso do governo em ampliar o acesso à educação para todas as faixas etárias, refletindo uma visão de educação inclusiva e acessível. Com essas medidas, Pernambuco busca não apenas melhorar os índices educacionais, mas também preparar seus alunos para os desafios do futuro.