A tarifa social da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é um benefício para as famílias que têm renda mensal de até um salário mínimo, moram em casa com consumo médio de até dez metros cúbicos de água e de energia elétrica até 80 quilowatts. Com isso, os clientes pagam R$ 9,44 e passam a ser isentos da cobrança de esgoto, nas áreas em que há saneamento básico.
É possível fazer a solicitação pela internet ou nas lojas da Compesa. Depois de feito o pedido, a empresa tem 30 dias para decidir sobre a concessão.
O benefício não tem prazo definido, mas a empresa vai fazer fiscalizações periódicas para saber se o cliente continua atendendo aos pré-requisitos.
O cliente perde direito de ter a tarifa quando deixa de pagar as contas, quando ultrapassa os dez metros cúbicos de água gastos por três meses ou quando a renda da família ultrapassa um salário mínimo.
Confira, abaixo, preguntas e respostas sobre como conseguir a tarifa social:
Quem tem direito?
Têm direito ao benefício os cliente que reunirem todos os seguintes requisitos:
Também há condições específicas em que os clientes não necessariamente devem preencher os requisitos anteriores, mas têm direito:
Laudo social, com visita técnica da Assistente Social da Compesa:
Laudo médico, para quem usa mais de 80 quilowatts de energia elétrica:
Como solicitar?
Pela internet ou numa das lojas de atendimento da Compesa, é preciso preencher e assinar um formulário para cadastramento de tarifa social e apresentar documento original e cópia de:
Qual é o desconto?
Em relação à tarifa mínima residencial e para o consumo de até dez metros cúbicos de água, o desconto é de aproximadamente 80% para a conta de água, além da isenção da tarifa de esgoto.