sábado, 31 de ago de 2024
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), suspendeu a programação que teria hoje à noite, em Buique, no Agreste do Estado. Ela está voltando ao Recife para acompanhar mais de perto a tragédia no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade. Na tarde desta sexta-feira (30), o teto do santuário desabou. Duas pessoas morreram e, pelo menos, 20 ficaram feridas.
Antes da chegada da gestora, a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) esteve na comunidade para solidarizar-se com as famílias e acompanhar o trabalho da equipe. Secretaria de Defesa Social, bombeiros, defesa civil, assistência social.
Depois da comoção pública causada pelo desabamento do teto do Santuário da Igreja do Morro de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, na tarde da última sexta-feira, surge a pergunta: quais as possíveis causas da tragédia? Enquanto não sai o resultado do inquérito já instaurado pela Polícia Civil, vem a indagação sobre o que poderia ter causado o desabamento do teto, que recebeu placas de energia solar seis dias antes do ocorrido.
Estrutura
O engenheiro civil Raphael Guimarães falou sobre as várias possibilidades que podem ter contribuído para um desabamento como esse, embora reitere que é preciso fazer as investigações e estudos necessários para chegar à causa.
Segundo ele, que costuma realizar laudos estruturais para empresas instaladoras de placas solares antes do serviço ser realizado, uma série de fatores pode ter contribuído para o acidente.
A primeira possibilidade, diz ele, pode ter sido algum vício de construção (falhas no projeto ou na execução da obra que acarretam em rachaduras, vazamentos e outros tipos de depreciação do imóvel).