A governadora Raquel Lyra recebeu o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, no Recife, na noite desta segunda-feira (1º), para inaugurar a nova sede do partido na capital pernambucana, localizada em um empresarial no bairro da Ilha do Leite.
O encontro reuniu pelo menos 30 prefeitos filiados ao partido no estado, além de deputados estaduais, secretários do governo e representantes de movimentos sociais.
Durante o evento, que teve tom municipalista e discursos voltados à atuação dos gestores em seus municípios, a governadora afirmou que o PSD será o partido com a maior bancada eleita na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara Federal em 2026.
Apesar de ter dito no próprio discurso que as discussões sobre eleição ficarão para o ano da eleição, Raquel reforçou a projeção de hegemonia partidária para o ano que vem.
“Alguém tem dúvida de que o PSD já é o maior partido da história de Pernambuco? São 70 prefeitos filiados. Nós faremos a maior bancada de deputado estadual, a maior bancada de deputado federal, respeitando os nossos aliados e garantindo o crescimento deles”, discursou Raquel, que não quis revelar a quantidade de parlamentares que espera eleger no ano que vem.
“Vamos discutir a eleição de 2026 em 2026 porque, para mim, que sou governo, cabe governar e cabe trabalhar. Agora, a organização do nosso partido precisa acontecer todos os dias. Em cada célula, em cada núcleo, em cada lugar. A presença do PSD forte, fortalecendo os nossos aliados a partir de vocês, com vocês”, acrescentou.
Durante o ato, o PSD filiou o 70º prefeito em Pernambuco: Dr. Evaldo, da cidade de Mirandiba, no Sertão. Ele deixou o PSB e assinou a ficha de filiação na presença de Raquel e Kassab.
“A governadora simboliza hoje em Pernambuco o trabalho, a seriedade e o respeito. Minha cidade, que é pequena e do interior, sempre recebeu atenção desse governo. Hoje me sinto à vontade para integrar um partido que tem sido exemplar no tratamento dado a todas as cidades”, afirmou o gestor.
“A gente sabe o quanto essa governadora vem trabalhando. O que está acontecendo na minha cidade também está acontecendo em outros municípios vizinhos”, acrescentou.
A governadora deu as boas-vindas ao novo pessedista. “Seja muito bem-vindo ao PSD, à sua nova casa. Espero que você, como eu, já chegue em casa se sentindo confortável”, discursou.
Gilberto Kassab, que já havia acompanhado Raquel Lyra em uma agenda no Recife, destacou o crescimento da legenda em Pernambuco e elogiou a condução da governadora, que também é presidente estadual da sigla.
“Em pouco tempo, 70 prefeitos vêm espontaneamente para o PSD porque querem que esse trabalho continue. Já disse à governadora Raquel que quero voltar quando tivermos 50% dos prefeitos, ou seja, 93 gestores municipais”, projetou o presidente nacional do partido.
Sem citar partidos de oposição, o dirigente também comparou a atual gestão estadual com administrações anteriores. “Prefeitos, prefeitas e vereadores sabem o que significa ter um governo solidário. Eles começam a comparar com os últimos anos e percebem que as realizações mesmo estão acontecendo agora”, completou.
Após o evento, Raquel e Kassab cortaram a fita de inauguração da nova sede, que fica no empresarial Charles Darwin, no Recife. “Uma casa nova, uma casa para o PSD que ficou pequeno no lugar onde ele ocupava”, disse Raquel.