Promotor recomenda que Prefeito de Lagoa do Ouro exonere Sobrinho do Cargo de Procurador Municipal

19 de dezembro de 2023 Política
Fabiano Saint por Fabiano Saint

O Prefeito de Lagoa do Ouro, Edson Lopes, o popular Quebra Santo, deve exonerar, no prazo de 10 dias, o sobrinho do cargo de Procurador Municipal, conforme a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), expedida por meio da Promotoria de Justiça local, após verificar que o Gestor havia nomeado irregularmente um parente para o cargo.

O MPPE também recomendou ao sobrinho do Prefeito que, no mesmo prazo, caso não seja afastado, requeira a sua exoneração, sob pena de responder, assim como o Administrador Municipal, por improbidade administrativa.

A Recomendação destaca que a nomeação do sobrinho do Prefeito pode violar a Súmula Vinculante Nº. 13, que proíbe a nomeação de parentes em cargos de confiança na administração pública. Considerando a excepcionalidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em cargos políticos, a Promotoria avaliou que o cargo de Procurador Jurídico, ao qual o parente do Gestor Municipal foi designado, possui características predominantemente administrativas, não se enquadrando na exceção.

A Promotoria de Justiça de Lagoa do Ouro estabeleceu um prazo também de 10 dias para que o Município informe acerca do atendimento à recomendação do MPPE. A recomendação, assinada pelo Promotor de Justiça Stanley Araújo Corrêa, foi publicada integralmente na edição do Diário Oficial do MPPE do último dia 14.

Informações de Carlos Eugênio

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site