Prefeito de Pesqueira é afastado do cargo após operação da Polícia Civil

04 de abril de 2025 Política
Fabiano Santos por Fabiano Santos

cacique Marcos Xukuru (Republicanos), prefeito de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, foi afastado da função pelo período de 30 dias. O gestor é alvo da operação “Pactum Amicis”, da Polícia Civil de Pernambuco , que investiga os crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. As investigações começaram em abril de 2022, quando Marcos Xukuru exercia a função de secretário da cidade, e não envolvem denúncias contra a atual gestão. A assessoria do prefeito informou que entrou com um mandado de segurança contra o afastamento.

A operação cumpre um mandado de prisão, 15 mandados de busca e apreensão domiciliar e medidas cautelares de suspensão do exercício de função pública, sequestro de bens e valores, e bloqueio judicial de ativos financeiros. A Vara Criminal da Comarca de Pesqueira é a autora de todos os pedidos. As ações acontecem também nas cidades de Alagoinha e Arcoverde.

Na próxima sexta-feira (4), a Polícia Civil realizará uma coletiva de imprensa para divulgar os detalhes do caso. O delegado Jeová Miguel Filho, titular da 3ª Delegacia de Combate à Corrupção de Caruaru (3ª DECCOR), é o responsável pelas investigações.

Em nota, a equipe de Marcos Xukuru negou o envolvimento do prefeito e ex-secretário em qualquer prática de corrupção. A assessoria também reforçou que a investigação não envolve a gestão atual e que o afastamento atinge o cacique por ele ter exercido o cargo de secretário à época das investigações. Nas redes sociais, o prefeito alegou ser vítima de perseguição política.

*As Informações são do site LeiaJá

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site