O preço da gasolina pode aumentar no dia 1º de março de 2023. Isso porque a desoneração de impostos federais sobre o valor da gasolina, álcool, GNV e querosene de aviação vale somente até o dia 28 de fevereiro.
Ou seja, no dia seguinte, o Governo Federal deve retornar a cobrança de tributos, podendo impactar o valor para o consumidor final. Até o momento, a gestão Lula não sinalizou nova prorrogação.
Segundo estudo da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), publicado nesta sexta-feira (23) pelo g1, o aumento na bomba pode ser de:
Apesar de uma possível nova cobrança desses impostos, o aumento pode ser compensado caso a Petrobras reduza o preço dos combustíveis nas refinarias.
Ainda segundo a Abicom, a Petrobras tem vendido a gasolina em suas refinarias com um preço 8% maior em relação aos preços praticados no mercado internacional.
No dia 8 de fevereiro, por exemplo, o diesel teve o valor reduzido em R$ 0,40 nas refinarias. Porém, tanto o diesel, quanto gás de cozinha, gás natural e biodiesel têm impostos federais zerados até 31 de dezembro de 2023.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, se reúne nesta sexta-feira (24) com o presidente Lula, no Palácio do Planalto.
A expectativa é que um dos temas tratados no encontro seja a desoneração dos impostos da gasolina.