A Prefeitura de São João, através do prefeito Wilson Lima (PP), divulgou nota de repúdio por conta de constantes fake news que vêm sendo espalhadas na cidade, atingindo famílias do município.
No Instagram e Facebook reproduzimos a nota, que é acompanhada de um áudio.
Ao mesmo tempo, a Assessoria da Prefeitura informou que a Polícia Civil identificou a autora dos “ataques criminosos” à família do prefeito e de funcionários públicos de São João.
O texto recebido pelo blog, na íntegra:
Com o advento da internet, a propagação da informação passou a se dar de forma ágil e com capilaridade para chegar aos locais mais remotos da terra. Entretanto, com isso, começou a crescer uma nova modalidade de atuação criminosa, os chamados crimes cibernéticos. Os usuários da rede começaram a achar que internet era terra sem lei, principalmente pela dificuldade de se identificar a autoria de perfis fakes com o intuito de atacar e caluniar a imagem de personalidades públicas, como é o caso que vem acontecendo no município de São João.
Recentemente a população vem sendo atormentada por um perfil de autoria anônima (prática vedada pela Constituição Federal de 1988), atingindo a imagem e honra de diversos servidores públicos e seus familiares, que nada tem a ver com a política local. Mas essa novela parece ter chegado ao fim, pois através de um trabalho brilhante conduzido pela Delegacia de São João em parceria com a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DPCRICI), foi identificada a autoria do perfil: Trata-se da ELLYSKAMILA SOBRAL ZUMBA.
Kamila é sobrinha do ex-prefeito Genaldi Zumba e funcionária pública, aprovada no concurso feito pelo tio em 2016 e a partir da descoberta da autoria dos crimes, a delegacia local deverá prosseguir com o inquérito policial que resultará no indiciamento da acusada, além das repercussões jurídicas e administrativas que devem ser adotadas pelas vítimas que foram atacadas.
Aparentemente, todas as calúnias, difamações e ofensas, que foram reproduzidas por Kamilla Zumba, fez parte de uma trama realizada com objetivo político, que é o que parece se tratar pelo parentesco da acusada, e ficou claro que os delitos cibernéticos tem como serem esclarecidos, pois a Polícia Civil de São João, realizou um trabalho primoroso e descobriu a dona do perfil e está com as investigações avançadas para identificar mais alguns perfis que estão caluniando os cidadãos do município e vai mostrar a sociedade que está sendo atacada, que a mentira sempre tem pernas curtas e o crime não compensa.