sexta-feira, 16 de dez de 2022


A votação em dois turnos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/22, para o piso salarial da enfermagem, foi realizada nesta quinta-feira (15), aprovando a matéria na Câmara dos Deputados.

No primeiro turno, o placar foi de 423 deputados a favor da proposta do piso salarial da enfermagem, contra 13 desfavoráveis. Já em segundo turno, foram contabilizados 413 votos favoráveis.

O relator do Impacto Financeiro, Alexandre Padilha (PT-SP), parabenizou a enfermagem pela conquista que se aproxima cada vez mais da aplicação plena do piso salarial da enfermagem.

“Vocês que ajudaram tecnicamente no relatório que nós fizemos e vocês que conseguiram politicamente a aprovação dessa PEC aqui”, declarou o relator.

“O presidente Lula já disse, o piso da enfermagem é lei, se Bolsonaro não quis cumprir, não quis viabilizar, ele [Lula] que vai viabilizar”, garantiu Padilha.

QUAL O PRÓXIMO PASSO PARA GARANTIR A PEC DO PISO?

Após aprovação na Câmara dos Deputados, a proposta do piso salarial da enfermagem foi encaminhada paro o Senado Federal para depois ser promulgada no Congresso Nacional.

Com esses passos concluídos, será solicitada uma nova audiência com o ministro Roberto Barroso, que suspendeu a lei do piso salarial da enfermagem em setembro, para garantir que a liminar seja derrubada.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem

PEC nº 27 de 2022 busca criar uma nova fonte de financiamento para que o piso salarial da enfermagem possa ser aplicado na folha de pagamento das categorias beneficiadas pela lei.

Os profissionais que teriam um aumento no seu salário base com a viabilização do decreto são enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras.

Só falta mais uma etapa para a vitória histórica da Enfermagem. […] Agora é garantir a aprovação pela Casa ainda neste ano para que o piso salarial chegue aos contracheques dos profissionais no início de 2023

Fórum Nacional da Enfermagem

recesso parlamentar, que ocorrerá de 23 de dezembro de 2022 até 1º de fevereiro de 2023, é um dos fatores que desacelerou o processo de resolução do piso salarial da enfermagem.
No entanto, as entidades de saúde afirmaram que continuarão se mobilizando para que a PEC 27/22 seja aprovada no Senado antes que esse pausa se inicie e garanta o piso salarial da enfermagem com urgência.
Citação

Só falta mais uma etapa para a vitória histórica da Enfermagem. […] Agora é garantir a aprovação pela Casa ainda neste ano para que o piso salarial chegue aos contracheques dos profissionais no início de

Fórum Nacional da Enfermagem

Link Curto: