Pernambuco fica fora da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a dengue

  26 de janeiro de 2024
Fabiano Saint por Fabiano Saint

Pernambuco está fora da primeira etapa da vacinação nacional contra a dengue.
A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (25), pelo escritório do Ministério da Saúde no Estado e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Nesta primeira etapa de imunização, que deve começar em fevereiro deste ano, serão benefiados moradores de 521 municípios do País. Veja a lista completa dos municípios contemplados, disponível aqui.
No nordeste apenas os estados da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e a Paraíba receberão os imunizantes. No Sul, apenas o Rio Grande do Sul está fora da lista.
De acordo com nota divulgada pela SES-PE, “Pernambuco não foi contemplado com o Plano de Vacinação contra a dengue”.
Ainda segundo a administração estadual, o Ministério da Saúde alegou probolemas com a “capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório”.
Por isso, acrescentou o Governo do Estado, foi “necessário definir critérios para estratégia de vacinação em conjunto com as entidades representantes de estados e municípios”.
Ainda de acordo com a SES-PE, para entrar nos critérios do Ministério da Sáude seria preciso atender a alguns pré-requisitos.
Entre eles, estão:
Municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue;
Maior número de casos em 2023 e 2024;
Predominância do sorotipo DENV2 (dezembro de 2023);
Definição por Regiões de Saúde, abrangendo todas as regiões do país.
Questionado, o escritório do Ministério da Saúde no Estado afirmou que Pernambuco não atendeu aos critérios estabelecidos que foram acordados entre a pasta federal, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site