Pernambuco acaba de anunciar a abertura de mais de 60 mil novas vagas nas escolas estaduais para o ano letivo de 2026. Essa iniciativa visa atender à crescente demanda por educação de qualidade e garantir que mais estudantes tenham acesso a um ensino adequado e inclusivo.
O governo estadual destaca que as novas vagas serão distribuídas entre diversas regiões, priorizando áreas com maior necessidade. As inscrições estarão abertas a partir de janeiro de 2026, e a expectativa é que a ampliação do número de vagas contribua significativamente para a redução da evasão escolar e para a melhoria dos índices educacionais no estado.
Ao todo, estão sendo ofertadas 60.283 vagas para estudantes da rede privada de ensino, sendo 8.291 distribuídas no Recife, 11.874 nos demais municípios da Região Metropolitana e 40.118 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado.
As inscrições podem ser realizadas até 26 de dezembro pelo site www.matricularapida.pe.gov.br, para vagas nos ensinos fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os estudantes que realizarem o cadastro primeiro terão prioridades no sistema. De acordo com a secretária-executiva de gestão da rede, Cassiana Lima, nos primeiros dez minutos após o início do processo, que começou às 7h desta quarta-feira, mais de 2 mil vagas já tinham sido preenchidas.