Pernambucanos são confirmados para o comando de ministérios no governo Lula

23 de dezembro de 2022 Política
Fabiano Santos por Fabiano Santos

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira, o nome de mais 16 ministros e ministras que irão compor o seu governo a partir de 1º de janeiro. Com isso, das 37 pastas que integrarão sua gestão, 21 já tem seus titulares confirmados, dentre eles três pernambucanos, dois anunciados hoje: Jorge Messias para a Advocacia-Geral da União (AGU) e a atual vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo, portanto, a primeira mulher a ocupar o cargo.

Presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos já vinha sendo especulada nos últimos dias para o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia, o que veio a se confirmar hoje durante anúncio realizado por Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. “É uma honra! Um trabalho que assumo com muito compromisso e com muita disposição”, escreveu Luciana em suas redes sociais, afirmando que a área voltará a ser “prioridade”, diferente do que ocorreu durante o governo Bolsonaro, quando frequentes cortes orçamentários causou impactos negativos para o setor.

Com a confirmação do nome de Luciana, o governo Lula tem, até agora, seis dos 37 Ministérios que integrarão o seu governo comandado por mulheres. A expectativa é que a representatividade feminina, ainda considerada pequena, seja ampliada na próxima semana quando serão anunciados os próximos nomes para compor outros ministérios. Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede) são algumas das principais esperas.

Outra figura pernambucana anunciada hoje para compor o 1º escalão do governo Lula é o procurador da Fazenda Nacional Jorge Rodrigo Araújo Messias para o cargo de advogado Geral da União, a mais importante instituição de assessoramento jurídico do Executivo Federal. Jorge Messias já foi subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e ficou conhecido por causa de um áudio divulgado pelo ex-juíz Sérgio Moro, no âmbito da Lava-Jato, tendo seu nome mencionado como “Bessias” por Dilma em uma conversa com Lula.

Completando o grupo de pernambucanos que integram ministérios no futuro governo Lula, José Múcio teve seu nome confirmado para o Ministério da Defesa no último dia nove de dezembro e já mencionou a necessidade de “despolitizar” e “despartidarizar” as Forças Armadas. Já o deputado Tadeu Alencar (PSB) foi confirmado, nesta quinta-feira, pelo senador eleito  Flávio Dino (PSB), futuro ministro da Justiça, para o cargo de secretário Nacional de Segurança Pública no governo Lula, que toma posse no próximo 1º de janeiro.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site