Enquanto diversos municípios da região anunciaram o pagamento antecipado dos salários antes do Carnaval, em Calçado, parte dos servidores municipais ficou sem receber os vencimentos de fevereiro antes da festividade. O atraso afetou especificamente os funcionários da Educação e os inativos, diferentemente das demais secretarias, cujos salários foram pagos pontualmente no dia 28 de fevereiro.
De acordo com nota oficial da Prefeitura de Calçado, divulgada no final da tarde desta sexta-feira (28/02), o atraso foi causado por inconsistências identificadas nos arquivos das folhas de pagamento da Educação e dos inativos. A gestão municipal informou que a equipe responsável já está atuando, em conjunto com o Banco Bradesco, para solucionar o problema e garantir que os pagamentos sejam efetuados imediatamente, após o feriado de Carnaval.
Apesar do compromisso da administração em regularizar a situação, a nota não especifica uma data exata para o pagamento, o que gerou incerteza entre os servidores afetados.
Este é o segundo mês da nova gestão à frente do município e, até então, no primeiro mês não haviam sido registrados problemas no processamento da folha de pagamento. No entanto, o atraso deste mês gerou certa insatisfação entre os servidores, inclusive entre aqueles que apoiam a atual administração.
Um servidor municipal, que preferiu não se identificar, relatou ao nosso blog que a situação causou frustração, principalmente por ocorrer em um período festivo, comparando a situação com gestões anteriores. Segundo ele, o ex-prefeito Expedito Nogueira sempre realizava os pagamentos dentro do próprio mês ou antes de datas comemorativas.
O Blog Tu Visse entrou em contato com a administração municipal, que reforçou que as remessas das folhas de pagamento foram enviadas na quinta-feira (27/02). Algumas pessoas, inclusive, chegaram a receber seus salários ainda no mesmo dia. No entanto, os vencimentos da Educação e dos inativos não foram liberados devido algumas regras novas do banco quanto ao processamento das remessas, que teria afetado essas duas folhas.
A gestão destacou ainda que todas as transferências para a Folha de Pagamento (FOPAG) foram efetuadas na quinta-feira, e que a equipe municipal permaneceu no banco até depois do expediente, tentando resolver a situação, mas sem sucesso dentro do prazo necessário.
Por fim, a Prefeitura reafirmou seu compromisso com os servidores e garantiu que assim que as instituições financeiras retomarem seu funcionamento normal, os pagamentos serão processados.
O atraso gerou grande repercussão entre os servidores municipais, que aguardam uma definição exata sobre a data do pagamento. A expectativa agora é de que a situação seja resolvida logo após o retorno do expediente bancário, na próxima semana.