Ocorre nesta quinta-feira (20), uma paralisação dos profissionais da Educação de Pernambuco. O motivo para greve dos professores de Pernambuco é o pagamento do piso dos professores.
Veja o calendário de mobilização dos professores, onde ocorrerá protestos e quando será próximas ações. A greve dos professores é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), o objetivo é pressionar a governadora Raquel Lyra (PSDB).
A paralisação dos professores ocorre em todo o estado de Pernambuco, mas o ato político de protesto é concentrado em Recife. O SINTEPE fará um protesto a partir das 9 horas em frente à Secretaria de Administração de Pernambuco, localizado no bairro do Pina.
O objetivo da mobilização desta quinta é pressionar Raquel Lyra pelo pagamento do piso salarial dos professores, definido pelo governo Lula (PT). A proposta apresentada pela governadora de Pernambuco só indicava o aumento salarial para os profissionais da educação que recebem abaixo do piso definido.
A reinvindicação do SINTEPE na paralisação é que todos os professores e demais profissionais da educação tenham um reajuste salarial de 14,95%, assim como a proporção de aumento do piso salarial dos professores. A definição de Raquel Lyra não abrangeria o salário da maior parte dos servidores ativos e professores aposentados.
A Campanha Salarial Educacional 2023 também prevê paralisações dos professores em 26 de abril e em 8 e 9 de maio. Veja o tweet do Sindicato chamando para o ato desta quinta:
Veja todo o calendário da Campanha Salarial Educacional 2023 em Pernambuco. As mobilizações propostas pelo SINTEPE na greve dos professores também abrangem a realização de plenárias e lives sobre tópicos relacionados à Educação. Veja todas as ações da greve dos professores: