quinta-feira, 28 de set de 2023
Se depender do PT nacional, a tendência é que o partido apoie João Campos (PSB) em sua reeleição à prefeitura do Recife.
Mas, alerta uma fonte petista, a exigência de ter a vice na chapa é mais do que séria, é condição indispensável para o apoio.
Lista
Esta fonte do PT citou uma lista de nomes que o partido pode oferecer ao socialista para compor a chapa: a deputada estadual Rosa Amorim, o deputado federal Carlos Veras, a vereadora Liana Cirne, entre outros, estariam disponíveis para a articulação.
A lógica
O argumento petista é que, apesar de o partido sempre ter candidato à prefeitura da capital, mesmo quando Eduardo Campos estava vivo e lançou Geraldo Julio (PSB), dessa vez não faria sentido ter uma aliança nacional com o PSB, sendo Geraldo Alckmin (PSB) vice-presidente, e em Recife abrir uma disputa eleitoral contra João.
Reciprocidade
A questão é que o PT colocou o PSB na vice nacional e espera reciprocidade nas eleições municipais.
Ninguém questiona o direito de, na aliança, Campos buscar a reeleição, mas o PT não quer ser coadjuvante.
E, nunca é demais mencionar, não se trata apenas da vice no Recife. Outros municípios pelo interior também fazem parte da negociação.
Vem pesquisa
No início de outubro, o Jornal do Commercio divulgará uma pesquisa exclusiva sobre o Recife e os possíveis candidatos à prefeitura.
João Campos terá seu trabalho avaliado e a popularidade da governadora Raquel Lyra (PSDB) na capital também será medida. Vários cenários para a eleição serão apresentados.
A partir de outubro teremos um ano até o pleito de 2024.