Nordeste é região com mais redações acima de nota 980 no Enem

  06 de fevereiro de 2025
Fabiano Santos por Fabiano Santos

O Nordeste foi a região brasileira que mais alcançou notas entre 980 e 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 874 estudantes a alcançarem o feito. Pernambuco teve 114 textos que ficaram neste patamar, sendo 21 deles na rede pública, segundo informações do Ministério da Educação (MEC).

A região nordestina superou o Sudeste (858 redações com notas entre 980 e 1000) e ficou bem à frente das demais regiões. O Sul teve 208 redações nesta faixa de pontuação; o Centro-Oeste, 194; e o Norte, 174.

No Nordeste, os estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte tiveram um aluno cada com nota máxima. No Sudeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais conseguiram dois alunos cada. São Paulo, ficou com um aluno.

Notas na rede pública

A região Nordeste foi a que teve maior concentração de alunos da rede pública com notas entre 980 e mil na redação. Ao todo, foram 929 estudantes.

Em segundo lugar, aparece o Sudeste, com 858 alunos. Sul, registrou 208; Norte, 174 e Centro-Oeste, 139.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera entregar ao Ministério da Educação em março um estudo específico sobre o desempenho dos alunos em cada área, identificando as razões para as notas. Os dados também serão usados para orientar políticas públicas da pasta.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site