Mais de 377 mil famílias em Pernambuco passaram a não pagar mais pela conta de energia elétrica, graças às mudanças nas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), em vigor desde o último 5 de julho. A informação é da Neoenergia Pernambuco, responsável pelo fornecimento no estado.
A gratuidade é resultado de uma nova norma federal que ampliou os benefícios para consumidores de baixa renda. Agora, famílias que consomem até 80 kWh por mês e estão devidamente cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) têm isenção total no valor da energia.
Antes da nova regra, uma família que consumisse 80 kWh/mês pagava, em média, R$ 27,10 pela energia. Com a atualização da política, esse valor foi zerado para quem se enquadra nos critérios da Tarifa Social.
O benefício, no entanto, é limitado ao consumo de até 80 kWh/mês. Caso o consumo ultrapasse esse valor, o cliente passará a pagar integralmente pelo excedente. Além disso, a isenção não se aplica aos impostos federais e estaduais, nem à taxa de iluminação pública, que podem continuar sendo cobrados.
Os municípios com maior número de famílias beneficiadas pela nova regra da Tarifa Social de Energia em Pernambuco são:
Podem solicitar o benefício as famílias que atendem a um dos seguintes critérios:
A Neoenergia reforça que, para continuar recebendo o benefício, o cadastro no CadÚnico deve estar atualizado. Veja como manter sua inscrição válida:
A inscrição na Tarifa Social pode ser feita pelos canais de atendimento da Neoenergia, inclusive pelo WhatsApp:
Para se cadastrar, é necessário informar o NIS ou o NB (BPC/LOAS) e o número da conta contrato da Neoenergia. Se o titular não for o beneficiário, também é preciso enviar fotos do CPF e RG do titular do NIS.
Após a solicitação, os dados são verificados junto ao Governo Federal. Estando tudo correto, o desconto é aplicado na fatura seguinte.