O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de entrar no ensino superior em todo o Brasil. Sendo assim, é preciso se dedicar aos estudos, ficar bem informado(a) sobre o conteúdo abordado na prova e estar atento aos prazos do exame.
O candidato pode realizar a inscrição para o Enem 2023 através da Página do Participante, onde também deve ser solicitado o atendimento de forma especializada para a aplicação da prova.
Se o candidato não possuir cadastro no site, será necessário criar um antes de continuar com a inscrição.
Durante a inscrição, serão solicitadas informações pessoais, como, CPF, data de nascimento, telefone para contato e CEP da residência (clique aqui para consultar o CEP).
Caso o participante precise de alguma forma de acessibilidade, pode ser solicitada durante a inscrição. O Exame possui acessibilidade para pessoas:
Para a prova de Linguagens códigos e suas tecnologias, o estudante precisa selecionar um entre dois idiomas, já no processo de inscrição, sendo eles inglês ou espanhol.
Após o envio de informações adicionais, o participante deve preencher um questionário de 20 questões, sobre a sua situação socioeconômica.
Se o candidato não conseguiu a isenção da taxa de inscrição, é necessário efetuar o pagamento do valor de R$ 85 para poder se inscrever no Enem.
No entanto, caso o interessado deseje, é possível solicitar um recurso para uma nova avaliação do pedido de isenção.
Também será necessário que o participante preencha com algumas informações pessoais, referentes à escolaridade, se está cursando ou não o ensino médio, se já é formado ou se não concluiu e não está cursando o ensino médio.
Hoje (16) é o último dia de inscrição para o Enem 2023. Desta forma, é importante ficar atento ao período para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, caso o participante não consiga se inscrever, só poderá realizar a prova no próximo ano.
Confira o calendário com todas as datas do Enem 2023:
A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até o dia 21 de junho. É importante ressaltar que a inscrição deve ser feita até 16 de junho.
São disponibilizadas diversas formas de pagamento, como pix, cartão de crédito, além do pagamento feito por boleto em caixas eletrônicos agências bancárias, lotéricas, internet banking e agências dos Correios.
O exame vai ser realizado nos dias 5 e 12 de novembro e cada dia de prova possui assuntos distintos.
Confira os horários:
As avaliações terão uma duração de 5 horas e 30 minutos, iniciando a contagem do tempo a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.