quarta-feira, 14 de dez de 2022


Um homem foi preso nesta terça (13), no Centro do Recife, por ter assaltado um casal de turistas alemães, na quinta-feira (8). Os estrangeiros ficaram feridos, sendo um deles com golpe de faca. Segundo a Polícia Militar, o rapaz confessou ter participado do roubo (veja vídeo acima).

A captura aconteceu quando o suspeito tentava praticar outro crime na área. As vítimas, de 79 e 81 anos, estavam em um cruzeiro, tinham desembarcado no Porto do Recife e estavam passeando pela capital pernambucana quando foram abordadas, perto da Igreja do Carmo.

A prisão foi feita por policiais do Batalhão de Radiopatrulha da Polícia Militar. O homem foi identificado como Jonas Félix de Souza, de 27 anos. A polícia não informou se ele confessou ter dado golpe de faca na vítima.

Outro rapaz também foi detido, mas não foi informado se ele teve participação no assalto ao casal de estrangeiros.

Segundo o tenente-coronel Wanbergson Melo, comandante da Radiopatrulha, o homem foi capturado na manhã desta terça ao tentar roubar o colar de uma mulher, que estava com filha, no mesmo local onde os turistas foram assaltados.

Ainda de acordo com o oficial da PM, o homem preso estava com os óculos escuros de uma das vítimas. Imagens mostram a chegada dele ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Zona Oeste da cidade.

Melo disse que a prisão foi feita quando uma equipe realizava rondas na área, dentro da operação de reforço policial para o Natal.

“Chegamos a vimos um tumulto. O homem e outro rapaz tinham acabado de abordar uma mulher que estava com a filha. De imediato, as pessoas que trabalham na área apontaram um deles como um dos envolvidos no crime contra os turistas”, afirmou.

Ainda segundo o oficial, os homens seguiram para a delegacia de plantão. Um deles estava com óculos espelhados e isso foi notado de imediato.

“Quando chegou ao plantão policial, ele tentou esconder esses óculos embaixo de um banco. Ele disse que tinha deixado o objeto lá. Fomos ao local e encontramos. Uma das vítimas já reconheceu os óculos roubados”, acrescentou Melo.

Como foi o crime

Pessoas que presenciaram o crime disseram que os turistas foram abordados quando tiravam fotos. Havia, segundo testemunhas, ao menos dois assaltantes.

Uma das vítimas foi atingida na cabeça. Identificados como Wolfgang e Werner Duysen Gurkasch, os idosos tiveram celulares e óculos roubados. Os ladrões teriam falado com os estrangeiros em português, mas eles não entenderam a língua.

O caso ocorreu na Avenida Dantas Barreto, no no bairro de Santo Antônio. A Polícia Civil registrou o caso no dia seguinte, como “roubo a transeunte”.

Wolfgang sofreu ferimentos superficiais e Werner teve lesões na cabeça. Werner foi levado para o Hospital Santa Joana, na área central da capital pernambucana.

g1 entrou em contato com a unidade, que informou não ter autorização para repassar informações sobre o estado de saúde.

Link Curto: