sábado, 22 de mar de 2025
Com foco nos avanços tecnológicos e olhares aprimorados mirando o futuro, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou o curso de bacharelado em Inteligência Artificial (IA). O evento inaugural aconteceu no auditório da Reitoria da instituição, nesta sexta-feira (21).
Agora com as inscrições abertas, serão disponibilizadas 50 vagas aos estudantes. Elas serão divididas em duas entradas, uma neste primeiro semestre e a outra no segundo. O período para se inscrever vai até o dia 5 de abril. Interessados devem acessar o site oficial do centro, onde consta o edital de seleção.
Cronograma
Para o ingresso, os alunos poderão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos três últimos anos. O resultado preliminar vai ser divulgado no dia 9 de abril. Os aprovados serão convocados, no dia 13 do mesmo mês, para entrega de documentações.
O resultado final será revelado no dia 17. O início das aulas está previsto para o dia 5 de maio. No ano que vem, a seleção será feita através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Conteúdo da graduação
Essa formação trará disciplinas como Aprendizado Profundo, Ética em IA, Inteligência Artificial Generativa e Modelos de Linguagem, e Engenharia de Software para Inteligência Artificial.
Todo conteúdo com uma forte ênfase em projetos práticos e parcerias com o setor produtivo. Formando, assim, profissionais qualificados para promover a transformação digital com desenvolvimento sustentável.
Cotas
Mais de 50% das vagas são dedicadas a cotistas. Das 25 que são oferecidas por semestre para o curso de bacharelado em Inteligência Artificial, 12 são direcionadas à ampla concorrência; 4 a estudantes de escolas públicas; 5 a candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 1 para indígenas; 1 para quilombolas e 2 a pessoas com deficiência.
Referência
O professor Paulo Salgado, que é coordenador de ensino do curso, explica o porte e destaca as principais características que um aluno interessado nessa modalidade deve ter. Segundo ele, o novo bacharelado em IA tem inspirações em unidades de ensino reconhecidas mundialmente, como a Universidade de Sydney, na Austrália. No Brasil, o curso é oferecido em Goiás e no Rio Grande do Norte.