Governo e Alepe entram em campo para coibir onda de violência nas escolas

20 de abril de 2023 Política
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Diante do aumento no número de ataques e a iminência de novas ameaças em unidades de ensino, políticos pernambucanos têm se mobilizado em bom ritmo para solucionar de forma célere o problema. A governadora Raquel Lyra (PSDB), por exemplo, esteve na última terça-feira (18) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, para discutir a elaboração de políticas públicas de combate à violência em escolas públicas.
Em âmbito estadual, foi prontamente criado o canal 197 para denúncias de ataques. A ferramenta conta com saldo positivo na visão da gestora. “Registramos 358 boletins de ocorrência e apreendemos três adolescentes que praticaram atos infracionais equivalentes ao crime de terrorismo. Estamos intensificando a segurança nesses ambientes para que as nossas crianças e jovens possam se sentir mais protegidos”, afirmou a governadora após o encontro.
Alepe 
Já por parte do Legislativo, partiu do deputado estadual Jarbas Filho (PSB) a solicitação para que o Governo de Pernambuco incorpore em seu plano de prevenção aos atentados nas escolas um programa de acompanhamento psicológico para crianças e adolescentes.

“Acredito que a questão da saúde mental é fundamental nessa discussão, e pode ajudar a evitar futuras tragédias e episódios de violência. É muito importante ter, para além dos profissionais da Psicologia, palestras sobre o tema como parte da grade curricular nas escolas”, apelou o parlamentar em fala exclusiva concedida ao Diario de Pernambuco.

Campo das Princesas
Procurado pela reportagem, o governo do estado antecipou, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), as primeiras medidas a serem implementadas na tentativa de sanar o problema. A pasta informou que tem intensificado, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), atividades e ações pedagógicas e sociais voltadas para o fortalecimento da cultura de paz nas escolas da rede estadual, entre elas, a campanha ‘Propague a Paz’.
Quanto ao requerimento de autoria de Jarbas Filho (PSB), a secretaria disse que “todas as propostas de combate à violência nas escolas estão sendo estudadas pela comissão, formada pela SEE e pela SDS, responsável pelo acompanhamento do Protocolo de Atuação Mediante Ameaças de Violência nas Unidades Educacionais de Pernambuco”.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site