Governadora Raquel Lyra só tem construído barreiras, diz o prefeito de Garanhuns

27 de junho de 2023 Política
Fabiano Saint por Fabiano Saint

Tão logo a governadora Raquel Lyra (PSDB) usou as redes sociais para anunciar as datas que vão acontecer a 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), de 21 a 30 de julho, sem sequer comunicar ao prefeito Sivaldo Albino (PSB), uma verdadeira polêmica se instalou no Estado. Isto porque o prefeito só tomou conhecimento da data do FIG pela mídia.

“Fiquei surpreso e lamento muito a postura dos que fazem o Governo do Estado de Pernambuco, a Fundarpe, a Secretaria de Cultura e com a governadora. Tudo que vinha sendo tratado é que a data do Festival de Inverno seria de 14 a 23 de julho. Inclusive, semana passada, uma das pessoas que tem tratado com nossa Secretaria de Cultura, confirmou a data. Por isso, montamos e anunciamos a data do nosso Festival Gospel, que sempre acontece no período do FIG, de 14 a 23 de julho.

Reiterando o que disse após tomar conhecimento pelas redes sociais e imprensa de todo o Estado, quando afirmou que “aqui tem prefeito”. “Garanhuns não é a casa de mãe joana”, Sivaldo complementa: “Você é o prefeito da cidade onde vai ter o evento e a governadora anuncia sem nenhum comunicado prévio a data desse evento? Além de ser desrespeitoso com o governo, é com o povo”, relata.

“A pessoa não pode tratar nenhum lugar como a casa da mãe Joana, que qualquer um chega e faz o que quer, manda e desmanda. O que aconteceu foi uma falta de respeito e de sensibilidade por parte de todos. Ao menos se tivessem nos avisado com uma certa antecedência, não digo nem diretamente a mim, mas a Fundarpe ter conversado com o nosso pessoal da cultura”, comenta o prefeito de Garanhuns.

De acordo com Sivaldo, devido a magnitude do FIG e da importância do festival para Garanhuns e Estado, desde março tenta uma audiência com a governadora Raquel Lyra, mas nunca houve espaço na agenda da tucana para recebê-lo para alinhar a parceria entre o município e o Estado.

“Espero que essa postura da governadora possa mudar e ela possa ter um trato mais respeitoso com Garanhuns e com os demais municípios. Porque não é com esse caminho que se constrói pontes e diálogos, como Raquel discursa desde a campanha. Pelo que percebemos, ela tem construído mais barreiras”, declara Silvado.

Para o líder do Governo na Alepe, deputado Izaías Régis (PSB), a mudança da data do FIG acontece sempre e não é motivo para polêmicas. Segundo ele, foi decidido apenas hoje que o FIG ocorreria entre 21 e 30 de julho para ficar mais viável para o turismo.

“Acabamos de ter um dos maiores eventos de São João e precisamos levar turistas para o FIG, o que só deve ocorrer mais perto de quando as pessoas receberem seus salários, para estimular mais o turismo, por isso a nova data. Não tem polêmica, pois o Festival de Inverno de Garanhuns nunca teve uma data certa para acontecer. Não acho que não avisar sobre a nova data do FIG foi um desrespeito da governadora Raquel. Ela não tem rixa e nem raiva com ninguém”, defende Izaías Régis.

De acordo com o líder do Governo na Alepe, quando forem anunciadas as atrações da 31º edição do FIG, o que deverá acontecer na próxima semana, estarão todos juntos. “Não precisa fazer o que ele fez hoje, chamar Garanhuns de casa da mãe Joana. Isso de esperar ser comunicado com antecedência é besteira. Quantas vezes eu não fui nem chamado para participar da divulgação enquanto durante os oito anos em que estive na prefeitura de Garanhuns”, minimiza Izaías Régis.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site