sábado, 16 de novembro de 2024


Um dia depois de ser anunciado pelo líder do Partido Progressistas, deputado Kaio Maniçoba, para disputar a primeira-secretaria da Assembleia Legislativa, o deputado Francismar Pontes (PSB), disse que sua candidatura é fruto da insatisfação de muitos com o trabalho desenvolvido pelo parlamentar, que tenta a reeleição. Desde o início da legislatura, em fevereiro de 2023, o cargo é ocupado pelo deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade),

“Não é um desejo meu, mas de um grupo de insatisfeitos. Agora, eu vivo para agregar, para somar. Ninguém é dono de nada, e a  Casa é plural”, declarou Francismar Pontes, lembrando que ser presidente, primeiro-secretário ou ocupar uma vaga na mesa diretora interessa a qualquer um dos 49 deputados.

Desde a semana passada, bancadas ou parlamentares individualmente vêm anunciando apoio a Gustavo Gouveia. Foi assim com o PSB, o PT,  o Republicanos. A maioria com direito a foto ao lado do primeiro-secretário e do presidente Álvaro Porto (PSDB), que disputa a reeleição e é nome de consenso entre a maioria.

“Álvaro (Porto) não quer de forma alguma constranger o colega que está na chapa desde o início da legislatura.  Mas uma coisa é a foto e outra o que está por trás dela. A mente humana é imprevisível”, atesta. Francismar Pontes lembra que o voto é secreto e muita coisa pode mudar. “É um expediente quase espiritual. O voto secreto é misterioso e pode revelar os ranços e rancores escondidos”, alertou o deputado que está em seu quarto mandato na Alepe.

Kaio Maniçoba prevê que Francismar tenha cerca de 30 votos. “Se eu ganhar ou se eu perder, meu primeiro abraço será em Gustavo. Depois da eleição, é trabalhar para manter a harmonia da Casa”, garantiu. Médico e espírita, Francismar Pontes diz seguir os princípios de Chico Xavier: “O que vale no mundo é fazer o bem”, sentencia.

Anulada
A eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para o biênio 2025 – 2026 pode acontecer entre 1º de dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025. O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino decidiu anular o pleito antecipado que a Casa fez em novembro do ano passado por considerá-lo irregular. O Pleno do STF tem até a próxima segunda (18) para avaliar a decisão. Deverá mantê-la.

Link Curto: