Estudante reclama de falta de vagas no transporte escolar gratuito que leva universitários de São Pedro para a UPE e UFAPE, em Garanhuns

  16 de abril de 2024
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Um estudante universitário do Distrito de São Pedro fez uma reclamação acerca da falta de acesso dos estudantes que moram no distrito e cursam faculdade pública em Garanhuns.

Segundo ele, o problema acontece com universitários que passaram recentemente para uma das universidades públicas em  Garanhuns, como a UFAPE e a UPE.

“Nós estamos impossibilitados de ir a faculdade por conta da falta de vagas do transporte escolar municipal, que leva os universitários e estudantes do turno da noite aqui de São Pedro até Garanhuns”.

De acordo com o jovem, o transporte a que ele se refere é de fomento municipal porque é disponibilizado pela Prefeitura de Garanhuns para carregar os estudantes de São Pedro

“Fomos na Secretaria Municipal de  Educação e informaram que não há vagas e que tem estudantes na fila de espera para conseguir uma vaga no transporte  escolar municipal,” disse.

O estudante revelou ainda que a SEDUC aconselhou a procurarem a Gerência Regional de Educação para verificar a possibilidade de o transporte público estudantil custeado pelo Governo do Estado levar os estudantes sem vagas garantidas, entretanto, a GRE alegou que o transporte escolar estadual só pode transportar os estudantes da rede estadual de ensino que fazem até o 3º ano do ensino médio.

“É revoltante. Mesmo sendo estudante de faculdade pública, não temos o direito de usufruir do transporte escolar gratuito e no momento estamos sem ter o acesso à educação,” frisou o universitário, que ainda revelou que vai levar o caso ao MPPE.

A Secretaria de Educação de Garanhuns, disse que o transporte escolar é disponibilizado prioritariamente para os estudantes da Rede Municipal de Ensino e que em caso de vagas disponíveis, há o atendimento de universitários.

A Pasta pontuou que no caso de São Pedro durante a noite, são transportados estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foram disponibilizadas algumas vagas para ensino superior, mas sem que houvesse a alteração da rota.

A Seduc reiterou que novas rotas não podem ser criadas e também não pode ser feita a contratação de um outro veículo para atender estudantes que não são da Rede Municipal.

*Do V&C Garanhuns

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site