Ensino Médio integrado: formação completa e direcionada ao mercado de trabalho

  02 de outubro de 2024
Fabiano Santos por Fabiano Santos

O Senac PE, instituição reconhecida por sua excelência em educação profissional, tem se destacado com seu modelo de Ensino Médio integrado a cursos técnicos, preparando os alunos não só para o ingresso na formação superior, mas também para os desafios do mercado de trabalho.

Mediotec Senac, um modelo de ensino médio integrado que combina formação técnica e básica, nasceu em 2021 sob as diretrizes do Novo Ensino Médio, tornando a instituição uma das pioneiras nesta modalidade.

A partir de 2025, com a implementação das diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.945/2024, esse formato se torna ainda mais relevante, pois oferece uma formação em sintonia com o novo cenário da educação e também com as exigências do mercado.

Educação integrada no Novo Ensino Médio

No Mediotec Senac, o estudante, além de cursar a Formação Geral Básica, pode escolher um curso técnico que realizará ao longo dos três anos de formação.

Atualmente, estão disponíveis as formações em Desenvolvimento de Sistemas e em Logística. Para 2025, a novidade é o curso de Jogos Digitais.

“Por sermos instituições de fomento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, estamos sempre muito atentos às necessidades do mercado. O Mediotec está em sintonia com demandas reais das empresas, trazendo oportunidades de inserção profissional rápida para os estudantes ao final do curso”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.

Outra vantagem permitida pelo Novo Ensino Médio é que os estudantes do Mediotec podem concluir mais rápido o Ensino Superior, pois a carga horária cursada no técnico é integralizada em graduações da Faculdade Senac Pernambuco.

O curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, que tem duração de 2,5 anos, pode ser concluído em apenas dois anos por estudantes oriundos do Mediotec.

Formação completa

A abordagem pedagógica do Mediotec Senac também reforça o desenvolvimento de habilidades humanas, preparando os alunos, de forma dinâmica e integrada, para os desafios das suas carreiras futuras. Os estudantes vivenciam situações reais do mercado de trabalho, com projetos práticos em áreas como programação, logística e desenvolvimento de jogos.

Segundo o diretor de Educação Profissional, Eliézio Silva, o Senac foca na interdisciplinaridade dos conhecimentos e no uso de metodologias ativas para fortalecer a autonomia dos alunos e incentivar a resolução de problemas de forma criativa e colaborativa, além de projetos integradores e os projetos de vida que perpassam por toda a formação.

“Para 2025, o Senac está investindo em tecnologias educacionais e projetos pedagógicos inovadores, como o Hub de Desenvolvimento Profissional, que visam criar um ambiente dinâmico e estimulante, onde os alunos desenvolvem competências alinhadas às demandas atuais do mercado”, disse o diretor.

Mediotec Senac está disponível nas cidades do Recife, Paulista, Caruaru, Petrolina e, em 2025, também em Serra Talhada.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site