terça-feira, 23 de ago de 2022


Para os seus apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um bom desempenho durante sabatina do Jornal Nacional, realizada ontem, pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos. De acordo com o termômetro das redes sociais, para os bolsonaristas, o presidente se saiu bem ao responder as perguntas feitas pelos jornalistas e rebater temas polêmicos, como eleições e pandemia.

Já para os seus oposicionistas, o candidato à reeleição não conseguiu dar respostas claras às questões impostas. E, mais uma vez, pecou em questionar as urnas, elogiar o seu desempenho na pandemia e ignorar os problemas que assolam a economia, o meio ambiente e a educação do País.

Em resumo, Bolsonaro apresentou mais do mesmo durante a entrevista. Para seus aliados, ele segue sendo um ‘mito’ e, para os opositores, um ‘péssimo gestor’.

Quando questionado sobre a crise econômica, Bolsonaro afirmou que o Brasil vive uma deflação e que o país tem índices “fantásticos” em comparação com o resto do mundo. O presidente negou que tenha errado durante a pandemia de Covid-19, apesar de o país ter registrado mais de 680 mil mortes provocadas pelo coronavírus. E, tocando em mais um assunto polêmico, o meio ambiente, Bolsonaro afirmou que incêndios são comuns. Ele citou as recentes ondas de chamas na Europa e os históricos incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos. “Por que não se fala da França, de Portugal, da Espanha? Califórnia pega fogo todo ano. No Brasil não é diferente”, afirmou. Tudo isso foi um prato cheio para a oposição usar durante a campanha.

Em contrapartida, nos seus minutos finais, Bolsonaro enalteceu os pontos positivos do seu Governo e destacou os seus principais feitos, com certeza os que serão usados pela sua campanha. “Hoje você nota, o preço do combustível caiu assustadoramente, nada de canetada, um trabalho nosso junto ao Parlamento brasileiro. Conseguimos 600 reais de Auxílio Brasil para 20 milhões de pessoas mais pobres. Conseguimos a transposição do São Francisco, que estava parada desde 2012, levando água para o Nordeste. Nós pacificamos o MST, titulando terras pelo Brasil, e 90% dessa intitulação foram para as mulheres. Criamos o Pix, tirando dinheiro de banqueiros, fazendo com que a população pudesse se transformar, muitos, em pequenos empresários. Um Pix sem qualquer taxação em cima do Pix. Anistiamos 99% das dívidas de um milhão de jovens junto ao Fies”, concluiu o candidato.

Após o fim da entrevista, ficou claro que o presidente conseguiu cumprir o básico do seu treinamento para a sabatina. Não perdeu e nem ganhou nenhum voto. Foi apenas mais do mesmo.

Blog do Magno

Link Curto: