Dois novos casos para Candida auris são confirmados em Pernambuco

  31 de maio de 2023
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Mais dois novos casos do superfungo Candida auris foram confirmados pelo Governo de Pernambuco, nesta terça-feira (30), entre eles, a primeira mulher positivada para o patógeno, uma idosa de 70 anos. O outro confirmado é um homem de 51 anos. Os dois s pacientes estavam internados em decorrência de outras doenças.
A mulher está no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, desde o dia 14 de, por causa de uma lesão infeccionada no pé. Ela chegou a ter alta, em 23 de maio. Por ter tido contato com um caso positivo para o superfungo, no próprio hospital, a idosa foi submetida a uma testagem, na qual se constatou o resultado positivo para o Candida auris.
O homem de 51 anos, por sua vez, está internado desde outubro de 2016 no Hospital Tricentenário, em Olinda. O paciente possui histórico de AVC e quadro convulsivo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que o homem possui quadro de alta clínica, contudo “segue internado devido ao seu contexto social”. Não foi explicado, contudo, qual seria esse contexto.
O Hospital Miguel Arraes está fechado para novas internações, devido a protocolo de saúde do estado para evitar a propagação do superfungo. A unidade de saúde está atendendo apenas casos de urgência. Os demais sendo encaminhados para outras unidades. Já o Hospital Tricentenário está apenas com uma área interditada. Dois dos seis casos confirmados para o Candida auris já receberam altas hospitalares.
Pernambuco teve, no ano passado, um surto hospitalar do superfungo, com mais de 40 casos.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site