quarta-feira, 17 de maio de 2023
Faltando pouco mais de um ano para as convenções partidárias municipais, é comum que a população comece a fazer especulações sobre os possíveis nomes à sucessão dos prefeitos. Em Calçado não seria diferente, na cidade governada por Nogueira, essa especulação começou cedo, desde o ano passado que o povo especula quem será o nome escolhido por Nogueira para continuar no comando do município.
Prefeito há quase dois mandatos, Nogueira vem conduzindo a cidade de Calçado de forma regular, com pontos positivos e negativos, como acontece em quase toda gestão. Um ponto que favorece bastante o lado político do Prefeito é que ele conseguiu a seu modo, trazer uma perspectiva diferente de fazer política, o povo calçadense estava acostumado com uma realidade, mas com a chegada de Nogueira observa-se uma mudança na política municipal, o jeito Nogueira de fazer política, digamos assim.
Expedito Nogueira recentemente trouxe dois vereadores da base da oposição, enfraquecendo ainda mais o grupo, digo mais, com a saída desses vereadores é impossível afirmar que ainda exista o grupo de oposição que esteve junto por três ou quatro campanhas, Calçado vive uma realidade bem diferente politicamente falando em grupo de oposição.
Mas, voltando um pouco a ideia de quem será o sucessor do Atual Gestor, há tempos que o povo cogita o nome de Severino Ramos (Bino) como um provável candidato à este posto, Bino foi por duas vezes vice-prefeito do município, elegeu um dos filhos vereador e, está vereador por dois mandatos consecutivos, sendo inclusive atualmente o presidente da câmara municipal. Comenta-se até, que ele tem, segundo pesquisas, aprovação altíssima perante a população. Bino tem muito carisma na política local, é pra muitos o melhor nome atualmente na lista do Prefeito.
Foto do vereador e atual presidente da câmara de vereadores de Calçado – PE
Um outro nome que se fala bastante nesse cenário de sucessão ao governo de Calçado, é o do Vice-prefeito Cal de Manezinho, Cal, foi vereador por dois mandatos consecutivos, mas foi convidado por Nogueira em 2016 para compor sua chapa como vice, Cal aceitou, e já são quase dois mandatos de vice com Nogueira, ou seja, mais de sete anos de parceria com o prefeito. O vice de Nogueira inclusive é muito cogitado pelo povo a ser o escolhido, por sempre estar com Nogueira, o prefeito faz questão de tê-lo por perto, e sempre o tem ao lado em suas viagens e encontros políticos.
Foto do vice-prefeito de Calçado – PE, Cal de Manezinho
Ouve-se também, mas com menos volume, o nome da secretária de Assistência Social Karla Maciel. Vale fazer uma ressalva de que Karla não é calçadense, ela precisaria obedecer alguns requisitos legais perante a lei eleitoral para poder ser a candidata de Nogueira, um deles, é ser agraciada com o título de cidadã calçadense, fato que é desconhecido pelo Blog. Karla vem fazendo o bom trabalho a frente a Assistência Social, e mostra ter sangue pra política, e diga-se de passagem que é a Secretária destaque da gestão Expedito Nogueira.
Foto de Karla Maciel, Secretária de Assistência Social de Calçado – PE
Não podemos deixar de dizer que o antecessor de Nogueira, o ex-prefeito Zé Elias também tem interesse que o sucessor seja um dos seus filhos, e pelo andar da carruagem o preferido ao posto é o caçula da família, José Elias Filho, que recentemente esteve com o pai no evento comemorativo ao dia das mães e, acabou sendo fotografado ao lado do deputado federal Lula da Fonte, do prefeito Nogueira e claro, do pai Zé Elias. A verdade é que este registro acabou repercutindo muito nas rodas de conversas e, acabou colocando um pouco de lenha na fogueira, inclusive o assunto foi matéria do Portal de Notícias Política em Foco de Garanhuns. Segundo a matéria, o nome do jovem Elias Filho tá bem encaminhado para uma possível escolha por parte de Nogueira, esse ultimo, segundo interlocutores, repetiu diversas que entregaria as chaves do município à quem o deu a chance de ser prefeito.
Foto de José Elias Filho, filho do ex-prefeito Zé Elias de Calçado – PE
Agora, é aguardar os desdobramentos da política municipal, uma vez que sabemos que falta um bom tempo para a campanha de 2024 e, uma coisa é certa, política é coisa de momento, os cenários mudam constantemente, possivelmente outros nomes surgirão, contudo, a tarefa do Prefeito Nogueira em escolher um nome não será fácil. Quanto ao povo, resta esperar o veredito.