Candidatos aprovados em concurso público da Prefeitura de Jupi para os cargos de professor dos anos iniciais e de educação infantil lutam pelo direito de convocação

  16 de janeiro de 2024
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Candidatos da área de educação que fizeram provas os cargos de professor dos anos iniciais e da educação infantil aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Jupi estão bastante insatisfeitos com a atual gestão do município porque, segundo eles, o prefeito Marcos Patriota não demostra nenhum interesse em convocar os aprovados para os quais há vagas abertas. Ainda segundo os aprovados,o concurso está prestes a ter seu prazo de validade expirado, ( abril de 2024) o que complica ainda mais a situação.

“A gente se preparou para este certame, investiu tempo, sonhos, esperanças, dinheiro e de repente você vê sua vaga sendo ocupada por um profissional contratado”, desabafou uma das candidatas que fez o concurso para a área de professor da Educação Infantil e aguarda ser convocada.

O grupo de concurseiros aprovados, e que espera a convocação, relatou ao portal que, das 23 vagas ofertadas no edital para Professor do Fundamental I, por exemplo, foram convocados 19 professores, sendo que atualmente constam apenas 9 na folha de pagamento. “Os outros 10 desistiram do concurso e essas vacâncias deveriam ser ocupadas por novas convocações, no entanto, a prefeitura ocupou tais vagas com novos contratos”, frisou uma concurseira aprovada.

Ainda segundo o grupo, existem também vacâncias por questão de aposentadorias após o concurso e estas vagas também seguem sendo substituídas por PROFESSORES CONTRATADOS sem ao menos ser feito seleção pública simplificada, quando, segundo a legislação, deveria ser convocado o próximo da vez para preencher as vacâncias.

Os candidatos aprovados se queixam também que nas vagas para professor de EDUCAÇÃO INFANTIL  foram convocados apenas 7 das 15 ofertadas no certame, logo os demais claros funcionais seguem com PROFESSORES CONTRATADOS ao invés de convocar. os concursados.

Um grupo de aprovados se reuniu e ingressou com uma ação na Justiça na Comarca de Jupi pedindo a convocação dentro das vagas, mas, com a troca de juiz, a tramitação ocorre lentamente.

O mesmo grupo procurou o Ministério Público em Jupi para que órgão verifique a situação quanto a ilegalidade da não convocação dos aprovados.

O concurso público em Jupi foi realizado em dezembro de 2021 e homologado em abril de 2022 tendo validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos,  entretanto, segundo o grupo de aprovados, há informações não oficiais de que não há interesse da atual gestão em prorrogar o certame.

Informações do V&C Garanhuns

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site