A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema extraído de Gênesis 1,31: “Deus viu que tudo era muito bom”. O evento acontecerá na sede da CNBB, em Brasília (DF), às 10h, e será transmitido ao vivo pela Canção Nova e outras emissoras católicas, além das redes sociais da CNBB.
A CF 2025 tem como inspiração diversas referências da Igreja relacionadas à preservação da criação e à ecologia, como:
O objetivo central da campanha é promover, dentro do espírito da Quaresma, um processo de conversão integral, incentivando os fiéis a ouvirem o clamor da Terra e dos mais pobres, diante da crise socioambiental global.
As atividades da Quarta-feira de Cinzas na CNBB começarão com uma missa às 9h, presidida pelo secretário-geral da entidade, dom Ricardo Hoepers. Em seguida, às 10h, no auditório Dom Helder Câmara, terá início a cerimônia oficial de lançamento, conduzida pelo próprio dom Ricardo Hoepers e pelo coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.
Durante o evento, serão apresentados:
Criada em 1964, a Campanha da Fraternidade é uma das principais ações da Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, incentivando atitudes de oração, jejum e caridade.
O momento mais marcante da campanha acontece no Domingo de Ramos, com a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as comunidades católicas do país. Os recursos arrecadados são destinados ao financiamento de projetos sociais voltados para populações em situação de vulnerabilidade.
Neste ano, a coleta ocorrerá nos dias 12 e 13 de abril.
Com a escolha da Ecologia Integral como tema central, a CF 2025 reforça o compromisso da Igreja com a preservação do meio ambiente e o cuidado com as pessoas mais afetadas pelas mudanças climáticas, promovendo a conscientização e a ação concreta em defesa da vida e da criação.