Câmara deve abrir CPI para apurar supostas Irregularidades na Concessão de Gratificações e na realização de Empréstimos Consignados por Servidores da Prefeitura de Garanhuns

  13 de setembro de 2022
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Informações que circulam nos corredores da Casa Raimundo de Moraes dão conta que a Câmara de Garanhuns deverá oficializar nessa quarta-feira, dia 14, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A investigação visa apurar supostas irregularidades na concessão de gratificações e concretização de empréstimos consignados à Servidores da Prefeitura de Garanhuns, no ano de 2020, e de forma específica após o pleito eleitoral daquele ano.

O assunto já havia sido tratado em Plenário pelo presidente da Câmara, vereador Johny Albino (PSB), no último dia 20 de junho, quando o Parlamentar, sem revelar nomes, adiantou ter recebido “documentos”, em formato de “denúncia”, sugerindo a existência de irregularidades na concessão de gratificações na ordem de mais de R$ 500 mil reais à Servidores da Prefeitura de Garanhuns no final de 2020.

O Parlamentar também citou a concretização de empréstimos consignados, no mesmo período, em até 96 meses, que foram, segundo Ele, realizados junto a Instituições Bancárias por Servidores Contratados como se fossem Efetivos. A época, segundo Albino, a irregularidade gerou um prejuízo de R$ 1,5 milhões de reais em um Banco da Cidade, resultando, inclusive, na demissão do Gerente. Ainda segundo o Vereador, mais de 250 pessoas estariam envolvidas nessa suposta irregularidade.

O vereador Matheus Martins (PSD) será o responsável pelo pedido de abertura da Comissão. Ele vem colhendo assinaturas para apresentar o requerimento de instauração da CPI. Para garantir a Comissão, Martins precisará da assinatura de seis Vereadores. Caso registre as assinaturas, a Mesa Diretora da Câmara encaminhará o requerimento para que a Comissão de Legislação e Justiça dê o parecer. Em sendo favorável e caso decida pela instauração, a Mesa Diretora definirá os membros da CPI. Como a Bancada Governista possuí 12 dos 17 vereadores já é dada como certa a abertura da CPI na Câmara de Garanhuns.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site