O Ministério do Desenvolvimento informou que mais de 21 milhões de famílias em todo o país são beneficiadas financeiramente pelo programa Bolsa Família. Os pagamentos referentes a junho ainda não foram iniciados.
Algumas famílias cadastradas estão buscando informações sobre o calendário do Bolsa Família para o mês de junho.
O Bolsa Família foi estabelecido em 2003 durante o primeiro mandato de Lula. Sob a gestão de Jair Bolsonaro, o programa passou a ser chamado de Auxílio Brasil.
No início deste ano, durante o terceiro mandato do presidente Lula, o programa voltou a ser chamado de Bolsa Família.
Além da mudança de nome no início do ano, também ocorreram algumas alterações nas regras estabelecidas pelo governo para que as famílias possam receber o Bolsa Família.
Para serem elegíveis ao benefício, as famílias devem obedecer às seguintes regras estabelecidas pelo novo governo Lula:
É possível consultar a disponibilidade do Bolsa Família através de um dos seguintes canais:
Para receber o pagamento do Bolsa Família, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:
Uma importante mudança no Bolsa Família 2023 diz respeito aos benefícios adicionais que algumas famílias cadastradas podem receber. Veja quais são eles:
Para ingressar no programa Bolsa Família, é necessário, em primeiro lugar, efetuar o registro no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Após concluir o cadastro, o representante familiar responsável pelo recebimento do Bolsa Família deverá comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social do município.
Será necessário apresentar os seguintes documentos para o cadastramento no Bolsa Família: documento de identidade, comprovante de residência, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e certidão de casamento.
Além disso, todos os membros da família devem providenciar seus respectivos documentos.
Muitos beneficiários do Bolsa Família estão aguardando a possível antecipação dos pagamentos do antigo Auxílio Brasil no mês de junho.
Os pagamentos do Bolsa Família seguem o calendário oficial. No entanto, as parcelas previstas para as segundas-feiras são antecipadas e pagas pela Caixa no sábado anterior.
Por isso, a parcela dos beneficiários com final do NIS 1 será paga no dia 17 de junho. Os beneficiários com NIS final 6 também receberão o pagamento antecipado, no dia 24/06.
Confira as datas: