Astrotur reduz de 50 para 30% Desconto em Passagens para Estudantes nas Linhas Intermunicipais

  28 de dezembro de 2022
Fabiano Santos por Fabiano Santos

O estudante Carlos Fabrício, que reside em Correntes, acionou o Blog do Carlos Eugênio para relatar que a Empresa Astrotur, que realiza o transporte intermunicipal de passageiros na linha Garanhuns/Correntes e em  outros Municípios Pernambucanos, decidiu reduzir de 50 para 30% o desconto para os Estudantes que utilizam o serviço.

A medida, segundo aviso afixado nos Ônibus, entrou em vigor no último dia 1º. Também nos ônibus, a Gerência da Empresa disponibilizou o contato telefônico (87) 99153-3783 para prestar mais informações aos passageiros. “A cada cinco viagens que fazemos perdemos o valor integral de uma passagem. Será que isso é legal?”, indagou o Estudante.

O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Empresa que detém a concessão para realizar o transporte intermunicipal na Região. Através de Nota, a Astrotur explicou que o Órgão que regula as linhas intermunicipais, a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), entidade ligada ao Governo de Pernambuco, não os obriga a dar os 50% de desconto para estudantes. “Por este motivo, a direção da Astrotur decidiu por diminuir o desconto para os Estudantes”, registrou a Empresa.

LEGISLAÇÃO – Em estudo realizado junto a legislação estadual vigente, o Blog do Carlos Eugênio não conseguiu apurar se existe uma Lei Estadual regulamentada que garanta a meia passagem (50%) para Estudantes no Sistema Intermunicipal.

A Lei Estadual nº 11.519/98 registra que em cumprimento à Lei Estadual de nº 5.703/65, os Estudantes residentes nos municípios da Região Metropolitana do Recife contam com a concessão de abatimento de 50% sobre o preço de passagens, porém a normatização não cita as Cidades Interioranas. Já a Lei nº 12.852/2013, que é o Estatuto da Juventude, regula apenas o desconto de 50% nas passagens de Ônibus Interestaduais para Jovens de baixa renda.

O Blog do Carlos Eugênio buscou contato com a EPTI para saber se a prática adotada pela Astrotur está dentro da legalidade, mas não obtivemos sucesso.

Informações Blog do Carlos Eugênio

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site