segunda-feira, 28 de jul de 2025
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu neste domingo (27) um aviso meteorológico que coloca Pernambuco em “Estado de Atenção” devido à previsão de chucas com intensidade moderada a forte.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de chuvas para Pernambuco, desta vez, com validade até as 10h da terça-feira (29).
O aviso de acumulado de chuva, de “perigo potencial”, indica precipitações na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste pernambucano.
Além de Pernambuco, também há previsão de chuva para a Mata paraibana, o Leste sergipano e alagoano, além do Leste e Agreste potiguar.
O comunicado aponta chuvas de até 50 milímetros, além de “baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos”.
Segundo a Apac, as precipitações devem ter início ainda na noite deste domingo e persistir ao longo da segunda-feira. As regiões mais afetadas são a Mata Norte, Mata Sul e Grande Recife.
Nessas áreas, a previsão indica pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, o que pode trazer riscos de alagamentos, deslizamentos e transtornos à população, principalmente em áreas de risco.
Já para a região do Agreste, o alerta indica chuvas de intensidade moderada, com pontos isolados podendo registrar fortes volumes de água.
Recomendações:
• Evite áreas de risco como morros e encostas durante chuvas intensas.
• Não atravesse ruas ou pontes alagadas.
• Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199.