quarta-feira, 10 de abr de 2024


O alto percentual de indecisos que foi registrado na pesquisa da Simplex Consultoria, realizada em Garanhuns nos dias 6 e 7 de abril, e que foi divulgada nessa terça-feira, dia 9, chamou a atenção de muitos Analistas Políticos no Município. É que diferentemente da narrativa do Grupo Governista liderado pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB), líder em todos os cenários do Estudo, a disputa pela Prefeitura não está definida e o “já ganhou”, precisa de mais prudência para ser bradado.

Segundo os números do Simplex, na pesquisa Espontânea, em que não são citados os nomes dos Pré-candidatos, 50,7% dos 400 entrevistados cravaram que “não sabem ou não responderam” e um percentual de 20,5% dos pesquisados não declarou pretender votar em Sivaldo Albino nas eleições de outubro próximo.

Já no Cenário Estimulado reunindo os três Pré-candidatos (Sivaldo, Izaías e Gersinho), 43,5% dos entrevistados cravaram nas opções “Branco, Nulo, Nenhum dos Candidatos, bem como registram não saber ou não responderam” e um percentual de 18,3% sinalizou não votar no Pré-candidato a reeleição Sivaldo Albino. Os outros Cenários divulgados da Pesquisa do Simplex também seguem com a mesma tendência de que cerca de 60% dos entrevistados, pelo menos, ainda não se mostram com tendência em votar no Socialista.

“O que se pode extrair dos dados é uma eleição indefinida diante dos indecisos, bem como um teto que continua baixo nas intenções do Pré-candidato Sivaldo Albino, que apesar de sua mídia, segue patinando nos 40%, o que revela uma aparente fragilidade num processo onde seu desafiante principal (Izaías Régis) sequer entrou no jogo propriamente dito”, analisou o economista Audálio Ramos Filho.

Ainda segundo Audálio, que exerceu três mandatos de Vereador, foi presidente da Câmara e chegou a assumir a Prefeitura de Garanhuns por algumas ocasiões, é importante ficar atento ao eleitorado bolsonarista, que, segundo Ele, poderá encorpar os números futuros do Pré-candidato Gersinho Filho. “Hoje, boa parte desse eleitorado, de direita e evangélicos, está associados na base do atual Prefeito, que apesar de ser do PSB sempre militou na direita”, analisou Audálio Filho.

*Do Blog de Carlos Eugênio

Link Curto: