Agora é lei: forró é manifestação da cultura nacional

  08 de novembro de 2023
Fabiano Santos por Fabiano Santos

Nordestino, pernambucano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou hoje uma lei com muito simbolismo para o povo brasileiro: a lei que reconhece o forró como manifestação da cultura nacional. A cerimônia oficial aconteceu no Palácio do Planalto. O projeto de lei é do deputado Zé Neto (PT) e foi relatado pela senadora Teresa Leitão (PT).

Nordestina, pernambucana do tipo que não perde um São João em Caruaru, Teresa Leitão participou da cerimônia e comemorou. “A aprovação do forró como manifestação cultural brasileira é o reconhecimento de uma das mais ricas expressões culturais do nordeste, que desta forma se preserva e se fortalece”.

É a segunda vez que o presidente Lula tem oportunidade de render homenagem oficial ao forró. Em 6 de setembro de 2005, então no seu segundo mandato na Presidência da República, Lula sancionou a Lei nº 11.176, estabelecendo o dia 13 de dezembro como Dia Nacional do Forró. A data faz referência ao nascimento do músico, compositor e cantor Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, nascido em 13 de dezembro de 1912 no município sertanejo de Exu, em Pernambuco.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site