segunda-feira, 21 de abr de 2025
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, após enfrentar problemas respiratórios recorrentes nos últimos meses.
O falecimento foi às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado.
O líder da Igreja Católica, que ocupava o posto de 266º pontífice, passou por diversas internações recentes devido a infecções pulmonares.
O pontificado de Francisco, que começou em março de 2013, durou quase 12 anos.
Nesse Domingo de Páscoa, véspera do seu falecimento, o papa Francisco acenou para os fiéis que estavam para a Missa da Ressurreição de Cristo, na Praça de São Pedro. Da varanda da basílica de São Pedro no Vaticano e, com voz frágil, desejou uma “Feliz Páscoa”
Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro oriundo das Américas e do Hemisfério Sul.
O papa Francisco foi internado em 14 de fevereiro, no Hospital Gemmeli, em Roma, na Itália. Em 17 de fevereiro, o Vaticano divulgou um comunicado informando que Francisco estava em uma “situação clínica complexa”.
Quando Francisco se tornou papa?
Após a renúncia de Bento XVI (1927-2022), em fevereiro de 2013, Bergoglio foi eleito papa no mês seguinte, adotando o nome Francisco, e tornando-se o primeiro pontífice jesuíta e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo.