Mutirão do TRE Pernambuco é oportunidade para emissão de primeiro título

21 de fevereiro de 2026 Sociedade
Fabiano Santos por Fabiano Santos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está preparando, para a próxima semana, mais um mutirão para realizar a coleta da digital de eleitoras e eleitores que ainda não atualizaram o cadastro. A mobilização será nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, com os postos e centrais de atendimento abertos das 8h às 16h, inclusive no sábado.

Para acessar o serviço o eleitor precisa realizar o seu agendamento, por meio do site. Além da biometria, jovens entre 15 e 17 anos, que são eleitores facultativos, mas já podem se alistar para participar da eleição, terão oportunidade de emitir seu primeiro título.

Ao se dirigir ao atendimento do TRE Pernambuco, o eleitor deve levar um documento de identificação e comprovante de residência original. No caso do primeiro título, o jovem não poderá apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte como documentos de identidade.

No caso dos homens que completam 19 anos ainda em 2026, será necessário apresentar a quitação do serviço militar, caso queira fazer o primeiro título. Não serão aceitos como documentos de identificação: crachás, CPFs, carteira funcional e carteira de estudante

Nos três mutirões realizados até o momento, 49 mil eleitoras e eleitores compareceram aos postos de atendimento do TRE-PE para realizar além da coleta biométrica e emissão do primeiro título, serviços como revisão de cadastro, transferência do local de votação. 

Antes de agendar, o Tribunal recomenda que o eleitor verifique se já possui biometria coletada. É preciso lembrar que eleitoras e eleitores de todo o país têm até o dia 6 de maio para resolver quaisquer pendências junto à Justiça Eleitoral. É que nesta data ocorrerá o fechamento do cadastro eleitoral para que então sejam iniciados os preparativos para as Eleições Gerais de 2026.

Vantagens da biometria

O cadastramento biométrico (coleta de foto, assinatura e digitais) é rápido e garante mais segurança, agilidade e transparência nas eleições, além de agilizar as filas no dia da votação. Outra vantagem é que o eleitor com biometria registrada consegue resolver remotamente diversas pendências, como atualização de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral, mudança de local de votação e muito mais.

*Com informações do site do TRE-PE

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site