A alta quantidade de roubos e furtos de veículos em Pernambuco continua impondo medo aos motoristas e desafiando a polícia. Segundo estatísticas oficiais, foram registradas 18.699 ocorrências em 2025. Apesar do reforço de mais policiais militares nas ruas e de novas estratégias de repressão, a redução foi de apenas 1,7% em comparação com o ano anterior. Além disso, somente 44% dos veículos foram recuperados, ou seja, menos da metade.
Separadamente, dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostram que houve aumento nos casos de roubo, quando os criminosos abordam de forma violenta as vítimas – geralmente motoristas – e subtraem os veículos. Ao todo, 11.763 queixas dessa modalidade foram registradas nas delegacias no ano passado, o que representa 108 ocorrências a mais em comparação com 2024.
Do total de roubos de veículos no Estado, 31% (3.651) ocorreram no Recife. A vice-liderança é do município de Jaboatão dos Guararapes, com 1.068 casos.
Já em relação aos furtos, quando não há violência – e na maioria das vezes os proprietários não estão presentes no momento do crime -, o Estado registrou uma queda. Foram 6.936 casos em 2025, contra 7.356 no ano anterior, uma redução de 420 boletins de ocorrência.
O delegado Bruno de Ugalde, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos, afirmou que ações estão sendo adotadas para a redução desses crimes.
“Nos últimos três anos, houve redução ainda que pequena, mas teve. Na área integrada de Boa Viagem, que também abriga bairros como Pina, Imbiribeira, Ipsep, tivemos uma redução importante de mais de 200 ocorrências no ano passado, fruto do trabalho de investigação que vem sendo realizado. Com base nos meses anteriores, a gente decide quais áreas vamos atacar”, disse o delegado.
Uma das estratégias, segundo Bruno de Ugalde, é ampliar as investigações nos receptadores dos veículos.
“Considero que, em geral, os grupos que roubam veículos não estão necessariamente ligados a organizações criminosas. Eles vendem para receptadores, que, sim, são mais organizados. Nosso trabalho vem sendo muito focado em identificar e prender esses grandes receptadores”, explicou.
Com relação à recuperação de 44% dos veículos roubados ou furtados em Pernambuco em 2025, o delegado disse que não considera esse número baixo.
“Mas buscamos melhorar. A grande contribuição para recuperação desses veículos é da Polícia Militar. E a gente [da Polícia Civil] trabalha na investigação dos casos.”
Para tentar reduzir os roubos, a Força-Tarefa Veículos, da SDS, firmou parceria com o Sindicato dos Corretores de Seguros de Pernambuco (Sincor-PE) no ano passado. A entidade passou a fornecer informações relevantes repassadas pelos motoristas – e que muitas vezes não constam em boletins de ocorrência – para ajudar nas investigações.
Os indicadores de roubos e furtos de veículos fazem parte da meta do programa estadual Juntos pela Segurança, da governadora Raquel Lyra. A promessa é de redução de 30% dos casos ao final de 2026, comparando com os registros de 2022.
Ao analisar as queixas somadas no ano passado, percebe-se que os números estão distantes da meta.
Em 2022, foram registrados 7.008 furtos de veículos. O objetivo é encerrar 2026 com, no máximo, 4.905 casos.
Já em relação aos roubos, que somaram 10.931 em 2022, a meta é atingir no máximo 7.651 queixas até o final de dezembro deste ano.