Na última terça-feira (9), a Polícia Civil de Pernambuco prendeu preventivamente o secretário de Desenvolvimento Social do município de Calumbi, Numeriano Luiz de Sá, acusado de agredir sua esposa, que está em tratamento contra o câncer. O crime, que chocou a cidade que fica localizada no Sertão pernambucano, ocorreu na residência do casal, onde vizinhos ouviram gritos e acionaram as autoridades.
Segundo informações da polícia, a mulher, que não teve seu nome revelado, foi agredida com um objeto contundente, resultando em ferimentos graves. Ela foi socorrida e encaminhada ao hospital, onde passa por atendimento médico. A agressão teria sido motivada por desentendimentos familiares, mas os detalhes ainda estão sendo investigados.
O secretário foi preso em flagrante e, após a apresentação à Justiça, a prisão preventiva foi decretada devido à gravidade da situação e ao risco de novas agressões. Em nota, a Prefeitura de Calumbi lamentou o ocorrido e informou que está colaborando com as investigações.
Este ano, Pernambuco já soma 38.625 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), que leva em conta o período entre janeiro e novembro. Somente no Recife foram 6.372 violências do tipo. Além disso, foram contabilizados 82 feminicídios no mesmo período.