Festival Pernambuco Meu País Verão

Festival Pernambuco Meu País Verão estreia em Camaragibe e deve movimentar economia e turismo

06 de dezembro de 2025 Cultura
Jorge Calcado por Jorge Calcado

Governadora Raquel Lyra abriu o circuito no Parque Aldeia dos Camarás; evento reúne grandes nomes da música nacional e segue para outras cidades do litoral e RMR

Em uma iniciativa voltada ao fomento do turismo e da cultura durante a alta temporada, a governadora Raquel Lyra oficializou, na noite desta sexta-feira (5), a abertura da primeira edição do Festival Pernambuco Meu País Verão. O evento inaugural ocorre no Parque Aldeia dos Camarás, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, e segue com programação gratuita até este domingo (7).

Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), Fundarpe e Empetur, e com apoio da prefeitura local, o festival busca replicar o modelo de sucesso aplicado durante o inverno, descentralizando investimentos e garantindo fluxo econômico em períodos estratégicos.

Fomento à economia na baixa estação

A estratégia do governo estadual visa mitigar os efeitos da sazonalidade no turismo de certas regiões e ampliar a oferta cultural. Durante a abertura, a governadora destacou a consolidação da marca do festival.

“Depois de dois anos de sucesso absoluto, quando a gente fez todo o Circuito do Frio no Festival Pernambuco Meu País, que já nasceu grande e conquistou as mentes e os corações dos pernambucanos, a gente cria agora a versão de verão e começa aqui em Aldeia, em Camaragibe. Vamos garantir a circulação da economia em um período que, normalmente, é de baixa no turismo”, afirmou Raquel Lyra.

O impacto econômico é uma das principais justificativas para a realização do evento. Segundo dados do governo, a edição de inverno — realizada entre julho e setembro em dez municípios — movimentou mais de R$ 200 milhões.

Para o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, a inclusão do município na rota do festival traz benefícios diretos. “O Governo de Pernambuco está trazendo investimentos que impulsionam o desenvolvimento de Camaragibe. Recebemos um festival que é sucesso em todo o Estado e que chega girando a economia do município”, avaliou.

Expansão do circuito cultural

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou que o evento já se estabeleceu como uma política pública perene. Após a etapa em Camaragibe, o circuito seguirá para Recife, São José da Coroa Grande e Ilha de Itamaracá, encerrando com uma programação especial de réveillon em Jaboatão dos Guararapes.

A noite de estreia contou com apresentações da Banda de Pífanos Zabumba do Mestre Chimba, o projeto “No Canto Delas” (com Irah Caldeira, Cristina Amaral, Nádia Maia e Larissa Lisbôa), além de Dorgival Dantas, Raí Saia Rodada e Tarcísio do Acordeon.

Programação do fim de semana

O Festival Pernambuco Meu País Verão continua com uma grade de atrações que mistura ritmos locais e nacionais no Parque Aldeia dos Camarás:

  • Sábado (6): A programação destaca a diversidade de estilos com Coco dos Pretos, Mago de Tarso, o rapper Xamã, a pernambucana Duda Beat e a cantora pop Luísa Sonza. Nos intervalos, o som fica por conta do DJ Murilo França.
  • Domingo (7): O encerramento será marcado pelo brega e frevo, com Banda Getúlio Cavalcanti, Brunessa França, Amigas do Brega, Banda Sentimentos, Banda Kitara, Michelle Andrade e Priscilla Sena. A DJ Kananda PX comanda os intervalos.

Presenças oficiais

O evento reuniu diversas autoridades estaduais e municipais, incluindo os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade), Daniel Coelho (Meio Ambiente), Yanne Teles (Criança e Juventude), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Francisco Sena (Desenvolvimento Urbano). Também estiveram presentes o deputado estadual João de Nadegi, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, a ex-prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi, e o vereador do Recife Davi Muniz.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site