Presidente da Alepe acusa cúpula do governo de fazer “milícia digital”

21 de agosto de 2025 Política
Fabiano Santos por Fabiano Santos

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), usou há pouco a tribuna da Casa para acusar o secretário-executivo de Informações Estratégicas do governo do estado, Manoel Medeiros, de ser responsável por uma “milícia digital” que atua para atacar parlamentares. Porto disse que foi o secretário que fez a denúncia anônima contra a deputada Dani Portela (PSOL) junto ao Ministério Público de Contas (MPCO) e à imprensa.

Segundo Porto, o material teria sido divulgado a partir de uma lan house existente em um shopping, um dia antes da denúncia ter vindo à tona. O motivo, diz ele, foi o fato de Dani ser autora do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Publicidade para apurar os gastos do governo, inclusive, com a mesma “milícia digital”.

Ela foi denunciada por ter contratado, desde 2023, uma suposta empresa fantasma que pertenceria a um tio do seu marido para prestar serviços de “consultoria e trabalhos técnicos” ao seu gabinete na Alepe.

A parlamentar rebateu as acusações, afirmando não haver irregularidade na contratação da empresa, que teria passado por análise da Procuradoria da Alepe e que, na verdade, seria uma cortina de fumaça para desviar o foco da CPI dos contratos de comunicação do governo do estado.

Em aparte ao discurso de Porto, Dani se emocionou e agradeceu pelo esclarecimento do caso pouco tempo depois de a denúncia ter sido divulgada. Ela informou que, após a sessão, vai comparecer à delegacia com o material colhido pelo serviço de inteligência da Assembleia e entrar com uma notícia-crime contra o ocorrido.

Já o deputado Renato Antunes (PL) também fez um aparte e disse não acreditar que a governadora Raquel Lyra tivesse conhecimento do ocorrido. “Se houve um servidor que fez essa denúncia de forma anônima, ele precisa ser exonerado”, ressaltou.

Gostou? Compartilhe esse Conteúdo.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo WhatsApp
Ir para o Topo do Site