quarta-feira, 13 de ago de 2025

A partir da próxima segunda-feira (18), Pernambuco contará com o reforço de 2.299 policiais militares nas ruas. A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (12), da cerimônia de formatura dos novos agentes, realizada na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
Os novos PMs concluíram o curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, iniciado em dezembro de 2024 e finalizado em julho de 2025. A capacitação teve carga horária de 1.080 horas-aula, distribuídas em 36 disciplinas que abrangeram temas como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo.
Do total, 1.979 homens e 320 mulheres passam a integrar o Quadro Policial Militar Geral (QPMG) da corporação. Entre eles, está Maria Karolyne, de 19 anos, que obteve a melhor pontuação durante a formação. A jovem relatou emoção e satisfação ao conquistar a vaga e ingressar oficialmente na Polícia Militar de Pernambuco.
FORMATURA DOS NOVOS POLICIAIS
A cerimônia de formatura foi comandada pela governadora Raquel Lyra. A turma leva o nome de Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco.
“Os novos policiais estarão nas ruas nos pontos críticos onde a gente tem maior incidência de criminalidade de acordo com os dados e estatísticas da Secretaria de Defesa Social. Nós temos trabalhado desde o primeiro minuto do nosso governo para devolver a paz social nosso Estado. Hoje é um passo importante nesse sentido”, afirmou Raquel à imprensa.
NOVA TURMA EM FORMAÇÃO A PARTIR DE SETEMBRO
Com a previsão para setembro, 2,4 mil aprovados em concurso público darão início à segunda turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PM.
Pernambuco tem atualmente cerca de 16 mil policiais militares na ativa. Conforme decreto estadual, publicado no Diário Oficial, o ideal seria ter pelo menos 27.953.





