segunda-feira, 21 de jul de 2025
“Aqui não é palanque político. É tempo de celebrar a nossa cultura e a nossa história. Isso não se faz pelo Instagram, isso se faz no chão, na terra em cima de um cavalo, e de mãos dadas para o nosso povo”, afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), em discurso realizado após a 55ª Missa do Vaqueiro, em Serrita, no Sertão Central.
A gestora, que está no Sertão pernambucano desde o sábado (19), participou do cortejo com vaqueiros de diversas cidades pernambucanas e assistiu à missa campal em homenagem a Raimundo Jacó. O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, também esteve no evento, tradicional na região. Os dois são adversários em potencial ao governo de Pernambuco no próximo ano e o clima em Serrita era de campanha elleitoral em ambos os lados. O prefeito não discursou.
Raquel Lyra enfatizou participar da missa todos os anos para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, de Raimundo Jacó, e do mestre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião,. “Vou continuar vindo para que a gente possa sempre trazer melhorias para vida de vocês… e agradecer a Deus a oportunidade de poder ser governadora do Estado”, enfatizou.
Destacou que o povo elegeu uma filha do interior – a governadora nasceu no Recife, mas viveu toda sua vida e construiu a trajetória política em Caruaru, no Agreste do estado – e que conhece a dureza do solo e sabe o que é a falta d’água no dia a dia.
“Sei do sacrifício diário do sertanejo, que acorda todo dia de manhã bem cedo, faça sol, faça chuva, com água, sem água, para trabalhar, para garantir que a gente possa ter o nosso sustento na mesa. Quero aqui dizer da minha gratidão, do meu orgulho e da minha honra”, ressaltou, reafirmando o compromisso com a população.
A governadora garantiu estar trabalhando para garantir mais água, mais estrada, mais saúde aos pernambucanos. “É um trabalho sério e comprometido, para que a gente possa chegar à vida de todos e de cada um de vocês”, pontuou.
Raquel Lyra participou do tradicional evento ao lado da vice-governadora Priscila Krause, secretários de estado, prefeitos, deputados e líderes locais. Aproveitou para agradecer às pessoas de estados vizinhos, como Piauí e Ceará.
“Pernambuco sempre recebe vocês de braços abertos. A nossa linguagem é universal, é a força da cultura popular da nossa gente, que vem do chão seco da nossa terra e que quando a gente consegue reverenciar, incentivar, patrocinar eventos como esse, a gente tem a certeza de que, de geração em geração, a gente sabe que está no caminho certo”, salientou a governadora.