sexta-feira, 18 de jul de 2025
O Prefeito de Lajedo Erivaldo Chagas decidiu exonerar a Vice-prefeita Socorro Duarte do comando da Secretaria de Assistência Social.
Socorro, que acumulava a função de Vice-prefeita com o cargo de Secretária, é filha de Adelmo Duarte, que faleceu exercendo o cargo de Prefeito, em 2021, tendo Erivaldo assumido a função, já que a época era o Vice-prefeito. Chagas foi reeleito, tendo Socorro como Vice, e obtendo 62,89 % dos votos válidos em 2024.
De acordo com reportagem do Blog Ponto de Vista, o rompimento deu-se diante do fato que Socorro não acompanharia os futuros candidatos do Prefeito, o deputado Estadual Álvaro Porto (PSDB) e o deputado Federal Felipe Carreras (PSB).
Em recente entrevista à Rádio Lajedo FM, Erivaldo registrou que quem não seguisse os Candidatos “dele” estaria fora do Governo. “Quem não apoia nós, tá fora do palanque. Procura outro palanque, faça o seu palanque e vá fazer o seu trabalho pra quem você quiser. Agora no nosso palanque, esses dois Deputados, e outro não sobe”, registrou o Prefeito, que esteve ao lado de Porto e de Carreras na entrevista.
Ao comentar a exoneração em vídeo divulgado nas redes sociais, Socorro Duarte se disse surpresa, reafirmou que permanece como Vice-prefeita e que seguirá atuando em defesa da população. “Isso é normal em qualquer Gestão, em qualquer momento da vida pública. Continuo e sou Vice-prefeita de Lajedo e quero reforçar a minha população isso: que estamos juntos, independentemente de qualquer situação, o direito do povo será preservado”. O Prefeito Erivaldo Chagas ainda não se posicionou publicamente sobre a exoneração.
Socorrinho, como é conhecida na Cidade, já esteve à frente da Secretaria de Saúde durante o primeiro mandato de Erivaldo Chagas, e no próximo ano deve apoiar Débora Almeida. A Deputada, inclusive, saiu em defesa da aliada, após a exoneração.
“Minha amiga e Vice-prefeita de Lajedo, Socorrinho, é uma mulher de coragem, firmeza e compromisso com o povo. Estamos juntas e seguiremos lado a lado, trabalhando por quem mais precisa. O povo de Lajedo reconhece quem realmente luta por dias melhores. Juntas por Lajedo!”, escreveu Débora Almeida nas Redes Sociais.
O cenário de tensão política em Lajedo deve ocasionar novas exonerações, gerando uma nova organização dos palanques de situação e de oposição naquele Município