sexta-feira, 18 de jul de 2025
Centenas de líderes políticos recepcionaram o prefeito do Recife, João Campos (PSB), em Brejão, Agreste pernambucano, na noite dessa quinta-feira (17). Foi no município em que o potencial candidato ao governo do estado fez a primeira parada, na jornada que deve contemplar outras cinco cidades até o próximo domingo (20).
A força de João Campos em Brejão está no grupo do ex-prefeito Sandoval Cadengue, filho do também ex-prefeito Josa Cadengue. Sandoval era amigo e compadre do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014), pai do prefeito do Recife, e fez a filha Beta Cadengue prefeita em 2016. Reeleita em 2020, ela não conseguiu eleger a sucessora e está secretária da Mulher, em Garanhuns.
Nas ruas
Embora não admita uma possível candidatura ao governo de Pernambuco, João Campos se comporta como virtual candidato. E foi recebido em Brejão como o nome que será adversário da governadora Raquel Lyra (PSD), no próximo ano, sendo chamado de “governador” pela maioria que esteve no encontro.
Em suas redes sociais, o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, anunciou estar começando um giro pelo Agreste Meridional ao lado do prefeito João Campos e de líderes do partido e de legendas aliadas. Registrou a recepção “calorosa” de Sandoval Cadengue e salientou: “São as articulações da boa política pelo avanço de Pernambuco”.
Aliados
Brejão é administrada por Saulo Maruim (PP), eleito ano passado, e aliado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), que já declarou apoio a uma possível candidatura de João Campos ao Palácio do Campo das Princesas, no próximo ano.
Também aliado de Álvaro Porto, o prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas (Republicanos), participou do encontro e assegurou estar com João Campos em uma virtual disputa ao governo de Pernambuco. Em 2022 ele ficou ao lado da então candidata Raquel Lyra, na época no PSDB.
“Acredito que João representa um novo tempo para o nosso estado, com juventude, preparo e, acima de tudo, compromisso com as pessoas”, relatou Erivaldo Chagas em suas redes sociais.
Presenças
Pelo menos dois petistas prestigiaram o encontro em Brejão: o prefeito de Correntes, Edmilson da Bahia, e o ex-prefeito de Tacaimbó por dois mandatos seguidos, Álvaro Marques.
Entre outras presenças, a do deputado Diogo Moraes; a dos prefeitos de São Bento do Una, Alexandre Batite, e de Panelas, Ruben Lima, e a do candidado do PP derrotado à Prefeitura de Bom Conselho no ano passado, Danniel Godoy, irmão do deputado Danilo Godoy, que, eleito pelo PSB, integra hoje a bancada da governadora Raquel Lyra na Assembleia Legislativa.