sexta-feira, 27 de jun de 2025
Primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra ainda não conseguiu estabelecer um bom relacionamento com a Assembleia Legislativa, embora tenha o apoio de cerca de 30 dos 49 deputados mas, considerando que ela tem investido sobretudo no apoio dos prefeitos, os números já contabilizados no entorno do Palácio do Campo das Princesas revelam que a mesma já conquistou 25 das 30 mulheres eleitas prefeitas no ano passado e 115 dos 154 homens também eleitos. No que se refere às mulheres é possível que os apoios tenham se esgotado – das cinco prefeitas de oposição três são do PSB, partido mais resistente à governadora, uma é do PL e outra do Republicanos. Essas duas últimas – Mary Gouveia, de Escada, e Sandra Porto, de Canhotinho – não têm posição isolada neste jogo. As famílias das duas estão também na oposição.
Em relação aos homens prefeitos, a correlação de forças ainda presume mudanças. Hoje, por exemplo, o PSD, partido da governadora tem 67 prefeitos e vai chegar aos 70 no princípio de julho. Os novos são todos homens. Mas a conta, pelo que se comenta na Assembleia, ainda não está fechada, podendo haver mais apoios até o ano que vem, sobretudo no momento em que deputados estaduais e federais já acertados com o Palácio do Campo das Princesas, vão aproveitar a janela partidária de abril para se filiar à legenda governista. Com a nova filiação seria considerado natural que eles trouxessem novos prefeitos para se aliar ao projeto de reeleição de Raquel.
– “Raquel é uma mulher forte, vem transformando Pernambuco. Hoje posso dizer que Carpina, pode sim, contar com ela que olha pelas pessoas que mais precisam, que olha pelos municípios. Ela é uma verdadeira municipalista. Conhece de perto as necessidades dos prefeitos e prefeitas e sabe muito bem daquilo que precisamos. Ela veio para fazer a diferença e está fazendo” – afirma a prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia, uma das mais entusiasmadas defensoras da reeleição da governadora. Eduarda, as demais mulheres prefeitas e também os homens costumam citar creches, investimentos em saúde e educação além de obras nas estradas como as coisas mais relevantes que Raquel está fazendo em suas regiões. E explicam desta forma o fato de terem resolvido apoiá-la.